Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara cria Comissão Especial para estruturar e organizar os Resíduos Sólidos

Câmara cria Comissão Especial para estruturar e organizar os Resíduos Sólidos

por Michelle Lemes publicado 12/09/2017 16h43, última modificação 12/09/2017 16h43
Câmara cria Comissão Especial para estruturar e organizar os Resíduos Sólidos

Marcelo do Vale

A Câmara Municipal instalou, nesta terça-feira, 12, uma Comissão Especial para apuração, estudo e formulação de um Plano de Resíduos Sólidos do Município de Goiânia. Em audiência pública realizada nesta Casa Legislativa, em 2 de junho, o vereador Vinicius Cirqueira (Pros) propôs a criação desta Comissão para regulamentar o Plano, dando prioridade ao aterro sanitário da cidade e buscando o enquadramento na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Comissão será composta por Vinicius Cirqueira (Pros), Anselmo Pereira (PSDB), Leia Klebia (PSC), Jair Diamantino (PSDC) e Cabo Senna (PRP), e se reunirá às terças, às 14h30, com representantes do Executivo, Ongs, empresários e demais interessados, sob a presidência de Vinicius Cirqueira e a relatoria de Anselmo Pereira. A vice-presidência coube ao vereador Jair Diamantino. A Comissão terá um prazo de 60 dias, prorrogáveis.

Conforme levantamento feito pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Goiânia produz cerca de 1400 toneladas de lixo por dia e apenas 8% é reciclado. O aterro sanitário, por sua vez, não comporta a quantidade de resíduos que chegam diariamente, acumulando resíduos em lugares indevidos, como por exemplo, ao redor do aterro. “Eu acredito que essa Comissão possa trazer um divisor em relação ao trato dos resíduos sólidos na capital. Tem que se encontrar uma solução para o aterro sanitário de Goiânia”, ressaltou Anselmo Pereira.