Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia conclui segunda etapa de concretagem para ampliação do prédio e retoma sessões nesta terça-feira (3)

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 02/09/2024 10h35, última modificação 03/09/2024 13h59
Sede do Legislativo estava parcialmente interditada por motivo de segurança

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Goiânia concluiu mais uma etapa da obra de ampliação do prédio e retoma atividades em Plenário a partir desta terça-feira (3). Catorze projetos e 12 requerimentos estão na pauta de votações. A Sessão Plenária terá início às 9 horas.

A sede do Legislativo goianiense teve o 1º andar, onde ficam os Gabinetes dos Vereadores, totalmente interditado durante a semana passada. O estacionamento privativo dos parlamentares, que fica logo abaixo, também precisou ser isolado.

A medida foi necessária para garantir a segurança de servidores e de visitantes, durante a segunda etapa de lançamento de concreto na obra. A primeira concretagem foi executada durante o recesso legislativo, no último mês de julho, e outras duas etapas ainda serão necessárias. “O processo de concretagem tem um risco inerente e a gente sempre opta, até por norma, por essa paralisação”, afirma o coordenador do Departamento de Engenharia da Câmara, Diego Marçal.

A ampliação da sede da Câmara, localizada na Praça do Trabalhador, foi iniciada em julho e será concluída até 31 de dezembro. As obras de expansão do prédio recebem investimento de R$ 4,8 milhões, custeado com recursos próprios do orçamento anual do Poder Legislativo (duodécimo), sem despesas extras para o município. Está em construção o terceiro pavimento acima do Setor 1, onde estão localizados os gabinetes.

O terceiro pavimento vai ampliar o edifício-sede em 1.500 m². No local, serão instalados novos gabinetes e salas de apoio administrativo. O espaço em frente à Câmara, onde antes passava a Avenida Goiás, será definitivamente fechado e transformado em estacionamento, já que o Legislativo cedeu parte da área ao Município para construção da Avenida Leste-Oeste.

Inaugurado em 1998, o atual prédio é a primeira sede própria da Câmara de Goiânia. Com ampliação de 35 para 37 vereadores na próxima legislatura – resultado do aumento da população da cidade –, já não comportaria a nova composição. O incremento dos serviços prestados à população, como o Canal Cidadania e a Ouvidoria da Mulher, também exige melhor estrutura.