Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia presta homenagem póstuma a Wilson Violati

Câmara de Goiânia presta homenagem póstuma a Wilson Violati

por Da Redação publicado 19/04/2022 18h10, última modificação 25/04/2022 16h47
Título Honorífico de Cidadania Goianiense foi entregue à família do servidor, que dedicou 39 anos de trabalho à Casa. Iniciativa foi da vereadora Aava Santiago (PSDB)

Em Sessão Especial, nesta terça-feira (19), a Câmara de Goiânia prestou homenagem póstuma ao servidor Wilson Violati, que trabalhou por 39 anos na Casa. Proposto pela vereadora Aava Santiago (PSDB), o Título Honorífico de Cidadania Goianiense foi entregue para familiares do servidor.

Durante a solenidade, vereadores exaltaram qualidades e a sensibilidade de Violati. Também destacaram o respeito e a admiração conquistados por ele, ao longo de tantos anos de dedicação ao Poder Legislativo.

Em discurso, Aava mencionou como era unânime o afeto pelo servidor. “Só o Violati mesmo para me fazer dançar o hino do Atlético”, lembrou. “Essa é uma virtude daqueles que são imensamente amados. É a primeira vez que vejo a galeria desta Casa tão cheia de servidores do parlamento para uma homenagem. Vocês são exatamente as pessoas com quem o Violati gostava de estar; muito mais do que conosco, vereadores”, afirmou.

A vereadora também refletiu sobre a personalidade de Violati, emocionando todos os presentes. “Como pode, num ambiente tão hostil, tantos anos de trabalho, sem se amargurar? Me impressiona muito essa capacidade de não ter se endurecido nem perdido sua ternura. Nunca cheguei nesta Casa sem ter sido recebida pelo Violati com um sorriso no rosto e o molho de chaves no bolso”, recordou. “Desconfio de que haja alguém que tenha feito tanto pelo parlamento goianiense quanto ele. E isso também é trabalhar pela democracia”, acrescentou, agradecendo a presença dos familiares do servidor.

Lembranças

Vice-presidente da Câmara, o vereador Clécio Alves (Republicanos) lembrou de quando assumiu, pela primeira vez, a presidência da Casa. Ele declarou ter perguntando, à época, se Violati gostaria de assumir alguma diretoria, em função de seu alto desempenho e dedicação ao Legislativo. “Humildemente, o Violati me disse que gostaria de ficar onde estava; que lá ele era feliz”, contou.

Em seu décimo mandato na Câmara, Anselmo Pereira (MDB) também ressaltou, em pronunciamento, qualidades do homenageado. “Eu chamava o Violati de São Pedro, porque ele tinha a chave de todas as portas. Um servidor dedicado e exemplo a ser seguido aqui na Câmara”, frisou.

O vereador Pastor Wilson (Brasil 35) parabenizou a colega Aava Santiago pela homenagem. Ele também se recordou de uma conversa com Violati, cerca de um mês antes de o servidor ser acometido pela Covid-19. “No auge da pandemia, cerca de um mês antes de seu falecimento, falamos sobre a brevidade da vida. Ele me disse que a vida era uma fila e que não sabíamos em qual posição estávamos”, relatou.

Joãozinho Guimarães (Solidariedade) comentou sobre seu reencontro com Violati, após retornar para o parlamento nesta legislatura, e a forma como foi recebido pelo servidor. “O que precisamos lembrar do Violati é da sua felicidade. Ele nos recebia, sempre, com muita alegria. É um exemplo para todos nós”, declarou.

Emocionada, a filha do servidor homenageado, Veruska Violati, agradeceu brevemente pelas honras feitas ao pai. “Quero agradecer à vereadora Aava, à Câmara Municipal e aos terceirizados, que sempre foram companheiros dele”, disse.

Durante a solenidade foram exibidas fotos do arquivo pessoal da família. O servidor Fernando Souza, do gabinete de Aava Santiago, cantou a música "Gostava Tanto de Você", de Tim Maia – artista que Violati admirava. Como parte da homenagem, a Câmara deu o nome de Wilson Violati à sala onde ele trabalhou, por quase quatro décadas.

História

Wilson Violati nasceu em 8 de novembro de 1952, em Uberlândia (MG). Já em Goiânia, ingressou no quadro de servidores da Câmara Municipal no dia 13 de agosto de 1982, onde fez sua carreira profissional. Ao todo, foram 11 legislaturas trabalhadas, tendo participado da gestão de 20 Mesas Diretoras.

Violati também era torcedor fervoroso do Atlético Clube Goianiense, paixão que rendeu homenagem – também concedida pela Câmara – em celebração aos 73 anos do time, no dia 5 de abril de 2010.

Em 2021, após 39 anos de serviços prestados à Casa, ocupando a posição de coordenador de Manutenção e Serviços Gerais, Wilson Violati morreu em decorrência de complicações da Covid-19.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora Aava Santiago