Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia recebe jovens vereadores do Programa Politizar UFG

Câmara de Goiânia recebe jovens vereadores do Programa Politizar UFG

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 12/11/2019 16h53, última modificação 12/11/2019 16h53

Texto produzido pela assessoria da Presidência

O plenário da Câmara de Goiânia recebeu na manhã desta terça-feira (12) os jovens vereadores eleitos por meio do Programa Politizar entre alunos de 11 escolas públicas e particulares de ensino médio da capital. O presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo, e os demais vereadores abriram a programação de preparação dos estudantes para as sessões plenárias simuladas em que eles apresentarão, debaterão e aprovarão projetos de lei de sua autoria.

O Politizar foi implantado por meio de parceria entre a Casa e a Universidade Federal de Goiás (UFG), autora do programa. Policarpo observou que as melhores iniciativas serão adotadas pela Câmara de Goiânia e transformadas em leis para a capital. Os vereadores presentes à sessão ressaltaram a importância do Politizar para a promoção da cidadania.

"Estamos levando adiante a agenda prioritária de aproximação entre o Poder Legislativo e a população. A Câmara já é a instituição pública mais aberta à cidadania, e o Politizar reforça muito esse processo ao trazer os jovens para esta Casa. São eles que, num futuro muito próximo, terão mandatos neste plenário e nesta mesa diretora", disse Policarpo, na abertura das atividades.

Durante a sessão, os jovens vereadores e vereadoras entregaram para os vereadores desta legislatura o kit com copo e canudo reutilizáveis que substituirão entre os parlamentares e os servidores da Câmara de Goiânia, o uso de copos descartáveis. O copo de acrílico é 100% reciclável e o canudo, biodegradável. A mudança vai reduzir o consumo de descartáveis em até 80%. Atualmente, cerca de 24 mil copos descartáveis são utilizados todos os meses pela casa.

Treinamento legislativo
O treinamento voltado para os jovens vereadores do Politizar começa nesta terça-feira e se estende até quarta. A programação é composta por palestras sobre a atuação dos parlamentares municipais: funções do Poder Legislativo Municipal, trâmites do Processo Legislativo e workshop sobre a elaboração de um projeto de lei.

Com o treinamento, os jovens vereadores apresentarão propostas de lei que serão apresentados na tribuna e debatidos em plenário durante a sessão ordinária simulada do Parlamento do Politizar.

O Programa Politizar se soma ao Parlamento Jovem, que elegeu 35 jovens vereadores entre crianças e adolescentes do ensino fundamental público e particular de Goiânia.

registrado em: