Câmara de Goiânia suspende atividades legislativas na próxima semana para terceira etapa de concretagem da obra de ampliação
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia suspende as atividades legislativas, incluindo as sessões plenárias, entre terça e sexta-feira da próxima semana (17 a 20 de setembro), para realizar a terceira das quatro etapas de concretagem previstas para a obra de ampliação do prédio. A decisão segue recomendação do Departamento de Engenharia da Casa para garantir a segurança de servidores, parlamentares e visitantes.
Durante esse período, será feita a interdição total do 1° andar (onde ficam os gabinetes dos vereadores) e parcial do piso térreo, logo abaixo. Também será proibido circular pelo estacionamento privativo dos parlamentares.
A primeira concretagem foi realizada durante o recesso parlamentar, em julho, pouco depois do início das obras de ampliação. A segunda etapa ocorreu em agosto e há um esforço da equipe de engenharia para realizar o último lançamento de concreto antes do início do período chuvoso, previsto para a segunda semana de outubro.
A obra de expansão da sede do Poder Legislativo goianiense terá investimento de R$ 4,8 milhões, custeado com recursos próprios do orçamento anual da Câmara (duodécimo), e não acarretará despesas extras para o município.
A construção do terceiro pavimento vai ampliar o prédio em 1.500 m², onde serão instalados novos gabinetes e salas de apoio administrativo. A partir de 2025, devido ao crescimento populacional, o número de vereadores de Goiânia irá de 35 para 37 parlamentares.
Além da ampliação do prédio, o espaço entre a Câmara e a Praça do Trabalhador, onde antes passava a Avenida Goiás, será transformado em estacionamento, já que o Legislativo cedeu parte de sua área ao município para a construção da Avenida Leste-Oeste.
Inaugurado em 1998, o atual prédio é a primeira sede própria da Câmara de Goiânia. A estimativa é de que a obra de expansão esteja totalmente concluída em dezembro deste ano.