Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara debate conservação de cemitérios de Goiânia

Câmara debate conservação de cemitérios de Goiânia

por Michelle Lemes publicado 21/02/2017 17h30, última modificação 21/02/2017 17h30

 

A conservação dos cemitérios administrados pela Prefeitura de Goiânia foi tema de debate realizado hoje (21) na Câmara Municipal. Presidida pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB), a audiência pública contou com a participação de Márcia Carvalho, secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas, que é a responsável pela manutenção e limpeza dos cemitérios; do presidente do Sindicato das Empresas Funerárias e Cemitérios de Goiânia, Omar Layunta; da administradora do Cemitério Santana, Maria Cristina Alves da Silva; do representante da Guarda Civil Metropolitana, Waldson Batista, além dos vereadores Eduardo Prado (PV) e Zander Fábio (PEN).

O propositor da audiência, vereador Anselmo Pereira, questionou os presentes em relação à possibilidade de terceirização da manutenção, de requalificação dos cemitérios, da segurança, da criação de cemitérios verticais e ainda interrogou a respeito da taxa de 10% paga pelas empresas que deveria ser revertida para a limpeza dos cemitérios por parte da Semas.

Em relação aos recursos, Omar Layunta esclareceu que eles querem o retorno da taxa que é paga e que tem destinação específica. Também considerou necessária a fiscalização por parte da Prefeitura de Goiânia. Para ele, deve-se haver a requalificação dos cemitérios para serem tombados como patrimônio.

Em relação à segurança dos cemitérios administrados pela Prefeitura, Waldson Batista garantiu que a Guarda Civil Metropolitana irá fazer o que puder para sanar esses problemas das suas possibilidades. “Podemos amenizar a insegurança em que vivem os cemitérios”, afirmou. A secretária Márcia Carvalho esclareceu que tem apenas 36 dias de trabalho à frente da pasta e que a situação dos cemitérios é seriíssima. “Não temos medido nenhum esforço para atuar na conservação, limpeza e administração dos cemitérios públicos de Goiânia.

Foto: Marcelo do Vale