Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara debate situação do IPSM

Câmara debate situação do IPSM

por Michelle Lemes publicado 15/02/2017 18h09, última modificação 15/02/2017 18h09

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPSM), Sílvio Antônio Fernandes Filho, esteve hoje (15) presente na Câmara Municipal de Goiânia para debater sobre a situação do Instituto em uma audiência pública presidida pelo vereador Lucas Kitão (PSL). Durante a audiência, o presidente do Instituto esclareceu que a situação é comprometedora e é necessário realizar um planejamento técnico em longo prazo em busca de soluções para que não haja comprometimento do pagamento de aposentadorias e pensões aos beneficiários.

Também participaram da Mesa a gerente de Finanças e Contabilidade do IPSM, Karla Alves Rodrigues; Joaquim Cunha, presidente do Conselho Regional de Economia de Goiás (CORECON-GO); a procuradora do município Vivian Montovani Battaglin e José Humberto Mariano, presidente do Sindicato dos Funcionários do Legislativo Goianiense (Sindflego). Ainda estiveram presentes os vereadores GCM Romário Policarpo (PTC) e Vinicius Cirqueira (PROS).

A intenção do vereador Lucas Kitão é enviar um relatório com as sugestões apresentadas durante a audiência para o prefeito Iris Rezende em relação aos repasses das contribuições dos servidores e a falta de estrutura do Instituto. De acordo com o presidente do IPSM, Sílvio Antônio, há uma inconsistência de dados em relação aos reais valores da dívida do Instituto e é imprescindível que haja um recadastramento dos beneficiários, informatização e estruturação adequada. “É preciso planejar para aumentar a rentabilidade do fundo”, garantiu.

Joaquim Cunha esclareceu que se não houver planejamento não dá certo. “Os recursos não chegam como deveriam chegar e não há determinação em corrigir isso com urgência. É preciso solução planejada e vontade política. A Prefeitura de Goiânia deve pagar o que precisa e o IPSM deve planejar investimentos”, explanou. José Humberto Mariano, presidente do Sindflego, explicou que o problema realmente está no repasse da Prefeitura ao Instituto e que esse repasse de recursos deve ser fiscalizado pelos vereadores, que tem o poder de fiscalizar o Executivo.

Vereador GCM Romário Policarpo garantiu que irá apresentar amanhã (16) projeto de Lei que obriga que os presidentes do Instituto Municipal de Assistência Social (IMAS) e do IPSM sejam servidores públicos municipais. Lucas Kitão garantiu que irá solicitar ao Prefeito Iris Rezende, que prestará contas à Câmara, o devido repasse das contribuições dos servidores municipais e o arquivamento de um projeto do Executivo que tramita sobre a venda de áreas para sanar dívidas do IPSM, que o vereador julgou inconstitucional.

Foto: Marcelo do Vale