Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara homenageia jornalistas em Sessão Especial comemorativa ao Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

Câmara homenageia jornalistas em Sessão Especial comemorativa ao Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

por Da Redação publicado 29/04/2022 15h45, última modificação 29/04/2022 17h00
Promovida pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), homenagem será realizada no próximo dia 2 de maio, às 9 horas, no Plenário da Casa. Mais de 100 profissionais da comunicação que atuam em Goiânia serão homenageados

A Câmara de Goiânia promoverá Sessão Especial para celebrar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com homenagem a mais de cem profissionais da comunicação que atuam em Goiânia, na próxima segunda-feira (2), às 9 horas, no Plenário da Casa. O evento será promovido pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB).

No Brasil, a imprensa tem sido atacada, principalmente, por governantes e atores políticos de diversas frentes partidárias e por civis antidemocráticos. Segundo dados do relatório “Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil”, lançado, no início deste ano, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o país registrou recorde de casos de violência contra esses profissionais em 2021.

O Centro-Oeste, onde estão localizados os Poderes Executivo e Legislativo federais, foi a região onde houve mais ataques a jornalistas. Foram 430 episódios de violência registrados – número 54,07% maior em relação ao contabilizado no mesmo período de 2018. Censuras e descredibilização do trabalho jornalístico estão entre as principais manifestações de violência, com 140 e 131 casos, respectivamente.

Para Aava, é urgente a interrupção de ataques e da violência cometidos contra profissionais da imprensa, que são pilares básicos da democracia. “Sempre defendo o exercício do jornalismo, especialmente para aprimoramento da democracia. Quando ataques e ameaças são feitos a jornalistas, não se trata apenas do indivíduo, mas daquilo que ele representa”, enfatiza.

A parlamentar acredita que a homenagem é um ato simbólico para encorajar os profissionais no enfrentamento dos desafios diários da profissão. “Sem dúvida é, sim, uma profissão de alto risco, porque muitos colocam suas faces diante das câmeras e são ameaçados ou ainda atacados nas ruas. Precisamos valorizar e reconhecer o trabalho árduo desempenhado mediante muito esforço e dedicação. Portanto, faz-se muito necessária essa homenagem e reconhecimento público do parlamento goianiense perante o trabalho que vem sendo feito com responsabilidade”, argumenta.

O evento contará com a presença de jornalistas de diversas áreas, professores e profissionais da comunicação, além da reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima.

Data

Comemorado em 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado em 20 de dezembro de 1993, como forma de celebrar o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A data marca também o dia da Declaração de Windhoek – afirmação feita com jornalistas africanos, em 1991, referente aos princípios da liberdade de imprensa junto à Unesco.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora