Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara homenageia jornalistas em Sessão Especial comemorativa ao Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

por Da Redação publicado 29/04/2022 15h45, última modificação 29/04/2022 17h00
Promovida pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), homenagem será realizada no próximo dia 2 de maio, às 9 horas, no Plenário da Casa. Mais de 100 profissionais da comunicação que atuam em Goiânia serão homenageados

A Câmara de Goiânia promoverá Sessão Especial para celebrar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com homenagem a mais de cem profissionais da comunicação que atuam em Goiânia, na próxima segunda-feira (2), às 9 horas, no Plenário da Casa. O evento será promovido pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB).

No Brasil, a imprensa tem sido atacada, principalmente, por governantes e atores políticos de diversas frentes partidárias e por civis antidemocráticos. Segundo dados do relatório “Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil”, lançado, no início deste ano, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o país registrou recorde de casos de violência contra esses profissionais em 2021.

O Centro-Oeste, onde estão localizados os Poderes Executivo e Legislativo federais, foi a região onde houve mais ataques a jornalistas. Foram 430 episódios de violência registrados – número 54,07% maior em relação ao contabilizado no mesmo período de 2018. Censuras e descredibilização do trabalho jornalístico estão entre as principais manifestações de violência, com 140 e 131 casos, respectivamente.

Para Aava, é urgente a interrupção de ataques e da violência cometidos contra profissionais da imprensa, que são pilares básicos da democracia. “Sempre defendo o exercício do jornalismo, especialmente para aprimoramento da democracia. Quando ataques e ameaças são feitos a jornalistas, não se trata apenas do indivíduo, mas daquilo que ele representa”, enfatiza.

A parlamentar acredita que a homenagem é um ato simbólico para encorajar os profissionais no enfrentamento dos desafios diários da profissão. “Sem dúvida é, sim, uma profissão de alto risco, porque muitos colocam suas faces diante das câmeras e são ameaçados ou ainda atacados nas ruas. Precisamos valorizar e reconhecer o trabalho árduo desempenhado mediante muito esforço e dedicação. Portanto, faz-se muito necessária essa homenagem e reconhecimento público do parlamento goianiense perante o trabalho que vem sendo feito com responsabilidade”, argumenta.

O evento contará com a presença de jornalistas de diversas áreas, professores e profissionais da comunicação, além da reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima.

Data

Comemorado em 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado em 20 de dezembro de 1993, como forma de celebrar o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A data marca também o dia da Declaração de Windhoek – afirmação feita com jornalistas africanos, em 1991, referente aos princípios da liberdade de imprensa junto à Unesco.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora