Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara homenageia mulheres de destaque com a Comenda Consuelo Nasser

Câmara homenageia mulheres de destaque com a Comenda Consuelo Nasser

por Da Redação publicado 07/03/2022 16h20, última modificação 08/03/2022 14h41

A Câmara Municipal de Goiânia realiza, nesta terça-feira (8), em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Sessão Solene de Outorga da Comenda Consuelo Nasser, às 10 horas, no Plenário. O evento é proposto pela bancada feminina da Casa – formada pelas vereadoras Aava Santiago (PSDB), Gabriela Rodart (DC), Léia Klebia (PSC), Luciula do Recanto (PSD) e Sabrina Garcez (PSD). Serão homenageadas, na oportunidade, a professora Alessandra de Fátima Camargo Godoi; a jornalista Cileide Alves Cunha; Hulda Lopes de Freitas; e Priscilla César Carmo.

Vereadora pelo PSD, Sabrina Garcez ressalta que, nos últimos anos, o Brasil registrou milhões de mulheres a menos na força de trabalho, cortes de políticas públicas, recordes de mortes em decorrência da Covid-19 e aumento da violência contra a mulher. Segundo ela, a luta das mulheres contra retrocessos, por direitos e conquistas é diária. "Por isso, sempre que uma mulher se destaca na sociedade, é motivo de muita alegria para todas nós", comenta.

Esse é o caso da  homenageada da parlamentar, a professora da rede estadual de Educação de Goiás, Alessandra de Fátima Camargo Godoi, que foi vencedora da primeira edição do Prêmio "Educação Financeira Transforma", do Instituto XP, na categoria Professor. Alessandra foi selecionada por uma banca de 13 jurados notáveis e eleita em votação que mobilizou 120 mil pessoas. Ela luta para difundir a importância do conceito de Educação Financeira no país e acredita que a partir da escola pode-se transformar a vida de todos para uma sociedade mais bem educada financeiramente.

A Comenda

Consuelo Nasser foi jornalista, advogada feminista e fundadora do Centro de Valorização da Mulher (Cevam). A comenda que leva seu nome foi criada em 10 de maio de 2004, proposta pelo então vereador Euler Ivo, e depois resgatada pela vereadora Tatiana Lemos, em 2009, com objetivo de condecorar mulheres que lutam na defesa dos direitos humanos e contra a violência doméstica. Aprovada em 2012, a honraria é concedida pela Câmara Municipal de Goiânia desde 2015.

 *Com informações da assessoria de comunicação da vereadora Sabrina Garcez