Câmara implanta Brigada Eventual de Incêndio
Cerca de 60 servidores efetivos, comissionados e terceirizados da Câmara Municipal de Goiânia, além de agentes da Guarda Civil Metropolitana que fazem segurança da Casa, passam por treinamento, nesta segunda-feira (17), para composição da Brigada Eventual de Incêndio do Legislativo. A Brigada é exigência do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e sua implantação é coordenada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Câmara.
Participam servidores de todos os setores da Casa. “Eles devem iniciar o combate ao incêndio até a chegada da brigada civil profissional ou, se for o caso, do Corpo de Bombeiros Militar”, explica o coordenador do SESMT, Taynan Alexandre Camilo. Ministrado pelos bombeiros civis Pestana e Vidigal, o curso foi dividido em aulas teóricas, realizadas na semana passada, e práticas.
Entre os temas abordados, estão o extintor correto para cada tipo de incêndio, uso do hidrante e primeiros socorros a vítimas. “Esse processo em que estamos treinando o pessoal é para que possam manter a calma, saber o que está queimando, o que utilizar para fazer o combate e assim repelir o princípio de incêndio”, esclarece o bombeiro civil Vidigal. O profissional ressalta que não é preciso nenhuma experiência anterior para se tornar brigadista eventual.
“O treinamento vai fazer parte do calendário do SESMT. Vamos realizá-lo pelo menos uma vez ao ano”, afirma Taynan. Segundo o coordenador, a Brigada deverá sempre ser atualizada, principalmente devido às substituições de servidores comissionados e terceirizados.