Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara lança novo site do Legislativo Municipal com foco na transparência

Câmara lança novo site do Legislativo Municipal com foco na transparência

por marcos — publicado 12/12/2017 21h34, última modificação 12/12/2017 21h34

       A Câmara Municipal de Goiânia, por meio do presidente, vereador Andrey Azeredo (PMDB), lançou oficialmente, na manhã de hoje, durante a Sessão Plenária, o novo portal da Casa na internet, o www.goiania.go.leg.br. Com foco no cumprimento da Lei de Transparência e de Acesso à Informação, a plataforma tem layout simplificado e moderno, pode ser acessada em apenas três cliques por vários dispositivos e é acessível para deficientes auditivos e visuais. Autor da iniciativa, Andrey ressaltou o trabalho da Mesa Diretora e dos servidores na construção do novo site e aproveitou para anunciar que na manhã de hoje já estava em pleno funcionamento, em caráter experimental, a transmissão digital da TV Câmara no canal aberto 61.2 em compartilhamento com a Assembléia Legislativa de Goiás (Alego), outra realização da gestão dele. 

 

       “Todos os projetos de lei, a folha de pagamento, os cursos que são feitos na Casa, a Ouvidoria, tudo o que é de interesse social está disponível para a sociedade nessa plataforma. E com a acessibilidade plena necessária para os portadores de deficiências e mais agilidade no atendimento às demandas da imprensa. Em todos os cargos públicos que exerci na minha vida, sempre busquei a transparência máxima e aqui, como presidente da Casa, tenho norteado minha gestão dessa mesma forma e trabalhado para fortalecer o controle social facilitando o acesso da população aos vereadores e às ações que realizamos de maneira simplificada, tecnológica, ágil e clara”, afirmou Andrey. Ele agradeceu, em sua fala na Tribuna, o empenho da Diretoria de Comunicação, da Mesa Diretora e dos servidores da Câmara no planejamento e na construção da plataforma em todas as etapas do processo, que seguiu o modelo do Interlegis, sistema gratuito disponível para todo o País e usado por muitas outras Casas Legislativas brasileiras, como o Senado Federal. 

 

       O presidente usou um vídeo explicativo produzido pela TV Câmara para esmiuçar as possibilidades e vantagens do site e ressaltou o papel dos ex-presidentes e dos vereadores veteranos na efetivação da iniciativa, uma meta desejada há tempos. Ele destacou o trabalho das gestões de Clécio Alves (PMDB) e Anselmo Pereira (PSDB), “que lutaram e cobraram muito a evolução da plataforma”. Por sua vez, Clécio e Anselmo parabenizaram Andrey por ser um gestor responsável, realizador e que respeita todos os 35 parlamentares. Paulo Magalhães (PSD), Cristina Lopes (PSDB), Alysson Lima (PRB) e Jorge Kajuru (PRP) também elogiaram o trabalho da equipe que desenvolveu o site e exaltaram a presidência de Andrey pela transparência. 

 

Tecnologia a serviço da transparência  

 

      O novo site contempla os conceitos de usabilidade e design responsivo para acesso móvel, a princípio no sistema Android, e desktop, com recursos de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. Para aparelhos que usam o sistema IOs, os ajustes estão sendo feitos e terão todas as funcionalidades disponíveis em breve. A página vem sendo modificada gradualmente desde junho deste ano. Agora, tanto a população quanto jornalistas e formadores de opinião têm acesso rápido pelo dispositivo, que também conta com informações sobre os vereadores e suas assessorias e galeria de conteúdos com fotos e vídeos das atividades dos parlamentares durante as Sessões Plenárias e Comissões. As melhorias no site foram todas realizadas por servidores qualificados da Casa e que atuam no núcleo de tecnologia e informática. Os profissionais foram coordenados pela Diretoria de Comunicação e de Gestão de Projetos, além de servidores de outros setores administrativos. Eles realizaram as modificações no horário normal de trabalho e não foi necessário investimento financeiro na evolução do sistema, que deverá manter alterações contínuas para melhor funcionamento. De acordo com técnicos de informática do Senado Federal, o site da Câmara de Goiânia ficou entre os quatro melhores do País, sendo o primeiro entre as capitais nos quesitos navegabilidade e acesso à informação.

 

TV Câmara em canal aberto  

 

       Andrey anunciou, ainda, no Plenário, em primeira mão; “Neste exato momento, essa Sessão está sendo transmitida no canal 61.2 da TV aberta em compartilhamento com a Alego. E assim será, de agora em diante, das 8H às 14h, diariamente, com a programação da TV Câmara disponível para a sociedade acompanhar, com mais comodidade, como trabalham os vereadores, como tem sido empregado o dinheiro dos impostos pelo Legislativo Municipal e quais debates acontecem aqui. Todos poderão assistir às Sessões e a outras atividades.” O compartilhamento foi selado no último 23 de novembro por Andrey e pelo presidente da Alego, o deputado estadual José Vitti (PSDB). Na ocasião, foi firmado um convênio entre as duas Casas oficializando o espaço da Câmara em transmissão digital e compartilhada. Antes da parceria, a TV Câmara só podia ser acessada pelo ícone no portal da Casa ou pelo YouTube no canal Tvcamaragyn. “Buscamos, sempre, uma sintonia e uma interação maior com a população para respaldar o nosso trabalho e gerar resultados satisfatórios para todos. Para tanto, a comunicação fácil, ágil e clara é indispensável,” declarou Andrey, enfaticamente.

 


Com informações da assessoria de imprensa da Presidência


registrado em: