Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara Municipal celebra o Dia Nacional do Corretor de Imóveis

Câmara Municipal celebra o Dia Nacional do Corretor de Imóveis

por Manuela-qi — publicado 29/08/2017 23h40, última modificação 30/08/2017 14h03

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), presidiu, na manhã de hoje, a Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto. A celebração foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB) e realizada no auditório Jaime Câmara. A solenidade reuniu profissionais e instituições que atuam na Capital e no interior do Estado, representantes dos governos estadual e municipal e os vereadores Eduardo Prado (PV), Paulo Daher (DEM), Cristina Lopes (PSDB), Lucas Kitão (PSL) e Cabo Senna (PRP).

Andrey Azeredo abriu o evento agradecendo aos presentes e ressaltando a importância dos corretores de imóveis: “vocês são indispensáveis para a economia, para a vida dos cidadãos, aproximam as pessoas de sonhos acalentados por uma vida inteira, de ter um imóvel, às vezes a primeira casa própria. Eu os saúdo com todo o respeito”. Anselmo Pereira enalteceu a profissão da corretagem imobiliária, agradeceu pela força que a atividade dá ao mercado e aproveitou para elogiar o presidente Andrey “por colaborar com as ações dos vereadores e, mesmo estando em seu primeiro mandato, tem vasta experiência na atividade pública administrativa já tendo passado por quase todos os órgãos da Prefeitura e sempre trazendo o que há de melhor em termos da qualificação dos serviços.”

História da atividade

A profissão de Corretor de Imóveis surgiu no começo do século XX com a necessidade de haver um intermediador para a compra e venda de imóveis no mercado imobiliário. No Brasil, os primeiros profissionais do ramo surgiram durante a presidência de Getúlio Vargas. Os corretores de imóveis lutaram por muitos anos para que a sua profissão fosse regularizada no País. O primeiro registro é de 1951, com a proposta de Lei nº 1.185, enviado para a Congresso Nacional, que pedia a regulamentação da profissão e definição legal dos direitos e deveres. No entanto, apenas em 27 de agosto de 1962, com o Decreto Lei nº 4.116, a profissão foi regulamentada. Assim, foi criado o Conselho Federal e os conselhos regionais de Corretores de Imóveis (CRECI's).