Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara Municipal homenageia os 109 anos do Instituto Federal de Goiás e 10 anos dos institutos federais

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 25/09/2018 14h42, última modificação 25/09/2018 14h42

A Câmara Municipal de Goiânia homenageou, em Sessão Especial na noite de segunda-feira, 24 de setembro, uma instituição centenária, pública e ligada à história da Educação no Estado e no País: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). A solenidade foi proposta pelo vereador Andrey Azeredo (MDB), presidente da Casa, e também celebrou os 10 anos dos institutos federais. No evento foram concedidos diplomas de Honra ao Mérito a integrantes da comunidade acadêmica e a personalidades ligadas à trajetória da instituição, que completou 109 anos de existência no último dia 23.

A Sessão foi presidida por Andrey e reuniu, além dos homenageados, servidores, alunos e seus familiares no Plenário da Casa, bem como representantes dos governos Estadual e Municipal. Em um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação Social da Reitoria do IFG, foram mostrados os 14 câmpus do Instituto no Estado (sendo dois na Capital) e descritos os cursos gratuitos ofertados: técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos subsequentes, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de graduação e de pós-graduação, além da formação inicial e continuada.

Trajetória secular

Em todos os discursos proferidos na cerimônia, foi destacada a atuação do IFG na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciada em 1909 com a Escola de Aprendizes Artífices, e os 10 anos da transformação da Instituição em instituto federal, autarquia da União vinculada ao Ministério da Educação e que surgiu com a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008.

Andrey Azeredo ressaltou a trajetória do IFG e sua importância para o desenvolvimento social, tecnológico e cultural do Estado. Ele relatou a história da instituição desde a criação da Escola de Aprendizes Artífices em Vila Boa, antiga capital do Estado e atual cidade de Goiás, que, anos depois, em 5 de julho de 1942, com o Batismo Cultural da nova Capital, surgia como Escola Técnica de Goiânia: “Esta, em 1965, tornou-se a Escola Técnica Federal de Goiás, que, em 1999, foi transformada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET). Finalmente, em 2008, nascia o IFG”, lembrou.

Ensino de excelência

O presidente falou que tem entre seus amigos vários ex-alunos da instituição, que, para ele, nos anos 1990, já era uma “referência em ensino de excelência.” Ele enfatizou a dedicação das pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento do Instituto: “Goiás, assim como vocês, se orgulha do IFG, e eu parabenizo todos os seus trabalhadores e estudantes de todas as épocas.” E conclamou: “Resistam. A Educação vale a pena e o Brasil precisa dela.”

Formação cidadã

Em seguida, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, falou em nome da instituição. Ele relembrou a trajetória repleta de realizações do Instituto, agradeceu ao presidente Andrey e à Câmara pela Sessão Especial e destacou vitórias e desafios que a instituição vivenciou em mais de um século de história. “O IFG não forma apenas profissionais, mas cidadãos que fazem a diferença no desenvolvimento do Brasil”, frisou.

Realização pessoal e profissional

Aluna do 4º período do curso técnico de Modelagem do Vestuário, do EJA, estudante do câmpus Aparecida de Goiânia, Irene Cândia, de 68 anos, falou representando os alunos: “Faço Modelagem para qualificar o meu trabalho e poder ganhar mais. Tenho o meu curso como minha segunda casa, acho maravilhoso estar lá, e recomendo a quem nunca estudou que procure um câmpus do IFG para estudar.” Após um depoimento emotivo e bem-humorado, ela foi aplaudida de pé por todos no Plenário.

Dentre os homenageados, estavam ex-alunos ilustres, como o ex-prefeito e o atual de Goiânia, Paulo Garcia, já falecido, e Iris Rezende. Foram celebradas, ainda, personalidades que contribuíram para a instituição, como o ex-governador Maguito Vilela, e também representantes de entidades dos servidores e alunos, reitores e diretores dos câmpus de todo o Estado. A solenidade foi traduzida simultaneamente por intérpretes de Libras do Campus Aparecida de Goiânia.

(*) Matéria produzida pela jornalista Polliana Martins