Câmara Municipal receberá dados e diagnósticos sobre a Região Metropolitana
Na próxima segunda-feira, 2 de outubro, às 14h, na Sala de Reuniões da Presidência da Câmara Municipal de Goiânia, técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura e Cidades (Secima) apresentarão aos vereadores resultados e diagnósticos sobre a Região Metropolitana da Capital.
Esses dados fazem parte dos trabalhos relativos ao projeto de lei nº 3725/16, da Governadoria do Estado, que cria o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro). O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (PMDB), é o representante da Casa no Codemetro.
No último 12 de maio, Andrey Azeredo entregou ao vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), sugestões de sua autoria para o Conselho com foco na manutenção da autonomia da Capital e nos interesses da população goianiense. O presidente também já participou de reuniões técnicas a respeito com o gestor da Secima, secretário Vilmar Rocha (PSD), com o deputado Jean Carlo (PHS), relator do projeto, e com técnicos envolvidos nos trabalhos.
"Minhas sugestões foram iniciais, todos os vereadores vão participar das decisões para que possamos aperfeiçoar o projeto dando a Goiânia o peso que de fato ela merece nas decisões e com a certeza de que a Capital não terá nenhuma de suas competências retiradas. Vamos defender essa autonomia e um texto robusto, exequível e que promova o bem-estar das pessoas", garantiu Andrey Azeredo.
O Codemetro tem o objetivo de reorganizar a Região Metropolitana da Capital em diversas áreas, como mobilidade, transporte e tratamento de resíduos, englobando os vinte municípios circunvizinhos num esforço de trazer avanços para o território popularmente conhecido como “Grande Goiânia” e aprimorar os serviços públicos.