Câmara promove, nesta terça-feira (7), Sessão Solene em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans
A Câmara Municipal de Goiânia realiza, nesta terça-feira (7), a partir das 17 horas, Sessão Solene em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nacionalmente. A autora da proposta é a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), que, na ocasião, irá homenagear 50 pessoas trans e travestis com atuação representativa na capital. O evento deverá ser transmitido pelo canal oficial da Câmara no YouTube (@tvcamaragyn).
Sabrina lembra que, apesar de a transfobia ser crime no Brasil desde 2019, nosso país está há 13 anos no topo da lista dos lugares que mais matam pessoas trans no mundo. Segundo a parlamentar, o problema se agrava pela postura adotada por algumas autoridades e instâncias públicas que invisibilizam a comunidade trans e dificultam elaboração de políticas públicas transformadoras.
“É urgente que olhemos para essas pessoas, que vivem diariamente sob violação de direitos e em situação de vulnerabilidade social”, destaca a vereadora. Para ela, é fundamental que políticas públicas avancem, no sentido de promover presença cada vez maior de pessoas trans na escola, na faculdade, no mercado de trabalho, “sempre com respeito e dignidade que merecem”.
Visibilidade Trans
O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado, anualmente, em 29 de janeiro. Desde 2004, celebra orgulho, existência, conscientização e resistência da comunidade trans e travesti, dentro do movimento LGBTQIA+ no Brasil.
A data marca o momento em que ativistas transgêneros foram ao Congresso Nacional, em Brasília, em manifestação a favor da Campanha Travesti e Respeito. Foi um ato político de afirmação da diversidade de identidade de gênero no país. A campanha foi elaborada por lideranças do movimento social de pessoas trans, em parceria com o Programa Nacional de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids, do Ministério da Saúde.
Na época, o governo buscava intensificar combate às ISTs, condições frequentemente associadas à prostituição – atividade que, muitas vezes, é a única ocupação possível para pessoas trans, com ou sem qualificação profissional, dada discriminação que enfrentam no mercado de trabalho e vulnerabilidade social em que se encontram. O lançamento da campanha constituiu, portanto, marco na luta pelo reconhecimento e pela igualdade de direitos transgêneros no Brasil.
Serviço:
Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Visibilidade Trans
Data: 7 de fevereiro de 2023 (terça-feira)
Horário: 17 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Goiânia
Organização: Vereadora Sabrina Garcez (Republicanos)
*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora