Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara promove, nesta terça-feira (7), Sessão Solene em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans

por Da Redação publicado 06/02/2023 17h15, última modificação 06/02/2023 18h10
Iniciativa é da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos). Evento destacará atuação de 50 pessoas trans e travestis com representatividade em Goiânia

Foto: Alberto Maia

A Câmara Municipal de Goiânia realiza, nesta terça-feira (7), a partir das 17 horas, Sessão Solene em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nacionalmente. A autora da proposta é a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), que, na ocasião, irá homenagear 50 pessoas trans e travestis com atuação representativa na capital. O evento deverá ser transmitido pelo canal oficial da Câmara no YouTube (@tvcamaragyn).

Sabrina lembra que, apesar de a transfobia ser crime no Brasil desde 2019, nosso país está há 13 anos no topo da lista dos lugares que mais matam pessoas trans no mundo. Segundo a parlamentar, o problema se agrava pela postura adotada por algumas autoridades e instâncias públicas que invisibilizam a comunidade trans e dificultam elaboração de políticas públicas transformadoras.

“É urgente que olhemos para essas pessoas, que vivem diariamente sob violação de direitos e em situação de vulnerabilidade social”, destaca a vereadora. Para ela, é fundamental que políticas públicas avancem, no sentido de promover presença cada vez maior de pessoas trans na escola, na faculdade, no mercado de trabalho, “sempre com respeito e dignidade que merecem”.

Visibilidade Trans

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado, anualmente, em 29 de janeiro. Desde 2004, celebra orgulho, existência, conscientização e resistência da comunidade trans e travesti, dentro do movimento LGBTQIA+ no Brasil.

A data marca o momento em que ativistas transgêneros foram ao Congresso Nacional, em Brasília, em manifestação a favor da Campanha Travesti e Respeito. Foi um ato político de afirmação da diversidade de identidade de gênero no país. A campanha foi elaborada por lideranças do movimento social de pessoas trans, em parceria com o Programa Nacional de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids, do Ministério da Saúde.

Na época, o governo buscava intensificar combate às ISTs, condições frequentemente associadas à prostituição – atividade que, muitas vezes, é a única ocupação possível para pessoas trans, com ou sem qualificação profissional, dada discriminação que enfrentam no mercado de trabalho e vulnerabilidade social em que se encontram. O lançamento da campanha constituiu, portanto, marco na luta pelo reconhecimento e pela igualdade de direitos transgêneros no Brasil.

Serviço:

Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Visibilidade Trans

Data: 7 de fevereiro de 2023 (terça-feira)

Local: Plenário da Câmara Municipal de Goiânia

Organização: Vereadora Sabrina Garcez (Republicanos)

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora