Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara promove vacinação contra febre amarela

Câmara promove vacinação contra febre amarela

por Manuela-qi — publicado 21/03/2017 16h00, última modificação 21/03/2017 16h01

A Câmara Municipal de Goiânia realiza nesta quinta-feira, 23, uma ação de imunização dos servidores e visitantes da Casa contra a febre amarela. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou as doses da vacina a pedido da presidência da Casa.

O presidente, vereador Andrey Azeredo, vai atender à solicitação dos vereadores Zander e Dra. Cristina e disponibilizar 10 minutos de tribuna livre para que o superintendente de vigilância em saúde, Robson Azevedo, esclareça sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. O presidente reforça a importância dos trabalhos de prevenção.  "Apesar de não estarmos vivendo um surto de febre amarela aqui em Goiânia, essa é a realidade de muitas cidades do país e devemos nos precaver com todo tipo de orientação e combate. Nossos servidores e visitantes são nosso patrimônio, precisamos cuidar deles", afirma.

O vereador Dr. Paulo Daher, presidente da Comissão de Saúde da Casa, apoiou a iniciativa. “Sem dúvida é importante, principalmente porque estamos no período de chuva, quando há a proliferação do mosquito”, ressaltou.

Os cuidados contra a febre amarela, na cidade, são os mesmo contra Zika, Dengue e Chikungunya, já que todas essas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti. "Muitas pessoas culpam os macacos, eles são os hospedeiros naturais da febre amarela no ciclo silvestre, ou seja, na mata, mas não podem transmiti-la, quem transmite é o mosquito que pica o macaco contaminado", explica Robson Azevedo. O superintendente acrescenta que matar os macacos atrapalha os estudos sobre casos de febre amarela. "A gente precisa do macaco para mapear os casos confirmados, fazer bloqueios vacinais, criar campanhas. Eles são meios de pesquisa", acrescenta.

Casos da doença

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Goiânia não há nenhum caso de febre amarela, suspeito ou confirmado. Quase 90% da população está vacinada, portanto, o risco é pequeno, mas é preciso tomar cuidado com as pessoas que viajam para os locais onde há surto da doença.

Robson Azevedo explica que todos os postos de saúde de Goiânia receberam doses contra a febre amarela, mas a vacinação está sendo feita de forma seletiva já que o Ministério da Saúde enviou menos doses para as cidades onde não existem casos e um quantitativo maior para onde há surtos. Ele orienta que deve tomar a vacina: pessoas que nunca se imunizaram,adultos que receberam apenas a primeira dose há mais de dez anos, crianças com nove meses e quatro anos de idade.

Como é feita de vírus vivo a vacina contra a febre amarela deve ser autorizada por um médico para pessoas com mais de 60 anos. Gestantes, lactantes, imunodeprimido e bebês, com menos de nove meses, não devem recebê-la.

Combate ao mosquito

A prevenção da doença já é conhecida por todo mundo. O mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a febre amarela, utiliza água parada para depositar os ovos que vão se transformar em novos transmissores. Por isso é preciso acabar com todos os focos: escoar vasos de planta, calhas, pneus, vidros, limpar vasilhas com água, fechar ralos, caixas d' água e sempre denunciar possíveis criadouros.

O combate ao mosquito em Goiânia está sendo feito de forma consciente. No ano passado, na 10° semana epidemiológica foram registrados 3.700 casos suspeitos de Dengue, esse ano, no mesmo período, foram apenas 123. No caso do Zika, os números caíram de 700 para um.

Câmara contra a febre amarela

Ação de imunização em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

Local: Galeria de Fotos – 2° Piso

Hora: A partir das 9h

Deve se vacinar:

-Quem nunca se imunizou;

-Adultos que receberam apenas uma dose há mais de dez anos;

-Crianças recebem a primeira dose aos nove meses e a segunda aos quatro anos;

Não deve ser vacinar:

-Gestantes;

-Lactantes;

-Imunodeprimidos;

-Bebês com menos de nove meses:

-Idosos, com mais de 60 anos, precisam de autorização médica;