Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara realiza audiência pública para debater tombamento cultural dos pit dogs de Goiânia

por Heloiza Amaral publicado 23/05/2018 10h02, última modificação 23/05/2018 10h02

A Câmara Municipal promove hoje (23), às 15 horas, no Auditório Carlos Eurico,  uma audiência pública para debater o  projeto dos vereadores Alysson Lima (PRB) e Zander Fábio (Patriotas), que torna os pit dogs de Goiânia patrimônio histórico e cultural da cidade. Se aprovado o projeto, os estabelecimentos serão tombados como patrimônio e não poderão ser removidos ou modificados sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os vereadores apresentaram o projeto depois de ação da Prefeitura de Goiânia, que demoliu um pit dog no Setor Marista, alegando que o local não cumpria regras estabelecidas pelo município. A estimativa é de que apenas 56 pit dogs estão regulares, sendo que há 731 cadastrados e cerca de 1,6 mil em funcionamento. "Essa causa é para que eles tenham mais proteção. Pit dog é, de fato, um patrimônio cultural do goianiense. Queremos tombar a expressão 'pit dog' como um termo de patrimônio histórico e cultural, como linguagem. E, além disso, tombar, na prática, alguns pit dogs que se enquadrem em um padrão. Não é qualquer um”, explica o vereador Alysson Lima.

Foram convidados para o debate, além dos donos de pit dogs, o sindicato da categoria, a Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (Foto: Mais Goiás) (Com informações do gabinete)