Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara realiza audiência pública para debater tombamento cultural dos pit dogs de Goiânia

Câmara realiza audiência pública para debater tombamento cultural dos pit dogs de Goiânia

por Heloiza Amaral publicado 23/05/2018 10h02, última modificação 23/05/2018 10h02

A Câmara Municipal promove hoje (23), às 15 horas, no Auditório Carlos Eurico,  uma audiência pública para debater o  projeto dos vereadores Alysson Lima (PRB) e Zander Fábio (Patriotas), que torna os pit dogs de Goiânia patrimônio histórico e cultural da cidade. Se aprovado o projeto, os estabelecimentos serão tombados como patrimônio e não poderão ser removidos ou modificados sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os vereadores apresentaram o projeto depois de ação da Prefeitura de Goiânia, que demoliu um pit dog no Setor Marista, alegando que o local não cumpria regras estabelecidas pelo município. A estimativa é de que apenas 56 pit dogs estão regulares, sendo que há 731 cadastrados e cerca de 1,6 mil em funcionamento. "Essa causa é para que eles tenham mais proteção. Pit dog é, de fato, um patrimônio cultural do goianiense. Queremos tombar a expressão 'pit dog' como um termo de patrimônio histórico e cultural, como linguagem. E, além disso, tombar, na prática, alguns pit dogs que se enquadrem em um padrão. Não é qualquer um”, explica o vereador Alysson Lima.

Foram convidados para o debate, além dos donos de pit dogs, o sindicato da categoria, a Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (Foto: Mais Goiás) (Com informações do gabinete)