Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara realiza Campanha “Todos Juntos Contra o Assédio”

Câmara realiza Campanha “Todos Juntos Contra o Assédio”

por marcos — publicado 19/11/2018 11h05, última modificação 19/11/2018 18h40

Neste mês de novembro, a Câmara Municipal de Goiânia está realizando uma campanha em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), contra o assédio moral, sexual e intelectual no trabalho. Ao longo do mês, as redes sociais, telas internas e o site oficial da Casa contarão com diversos conteúdos sobre assédio no trabalho, o que é assédio, como diferenciar os tipos e onde denunciar. No final da campanha, a Câmara sediará uma palestra sobre o assunto, para os servidores e cidadãos goianienses, com a participação da psicanalista, Dra. Kátia Macedo.

Essa campanha tem como objetivo principal trazer visibilidade, gerar conversas e conscientização sobre o assédio no ambiente de trabalho, e principalmente promover um ambiente laboral harmonioso, saudável, com solidariedade, respeito e empatia entre todos. Dessa maneira, se cria um ambiente seguro, que fornece suporte à vítima e trata do assunto com a seriedade e delicadeza que necessita, sem hostilizar, oprimir e invisibilizar quem precisa de ajuda.

A parceria com o TCM foi uma iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Andrey Azeredo, que viu o material em uma visita ao Tribunal de Contas dos Municípios. “É uma campanha contra o assédio em todos os níveis, moral, físico e psicológico. É uma forma de conscientização para que todos possam conhecer as formas [de assédio], buscar evitá-las se alguém porventura faz sem o intuito de fato de assediar e aqueles que sofrerem essas agressões possam buscar o caminho correto para por um ponto final nessa questão e melhorar o ambiente de trabalho. Nós não podemos permitir que qualquer tipo de atitude dessa natureza prevaleça no ambiente de trabalho, em especial no ambiente público”, explicou Andrey.

O que é assédio?

O assédio no ambiente de trabalho, seja moral, sexual ou intelectual é um problema sério, recorrente na realidade de diversas pessoas, principalmente mulheres. O assédio se caracteriza como um comportamento indesejado, inconveniente e desagradável que busca reprimir, perseguir, humilhar e constranger o assediado, afetando sua auto estima, saúde mental e dignidade. Apesar de geralmente ser associado entre chefes e subordinados, o assédio também pode acontecer entre colegas de trabalho.

Tipos de assédio

Assédio moral: definido como um comportamento constante, a vítima pode sofrer acusações, humilhações, exploração, ser colocada em situações constrangedoras e até insultos. Começa como uma “brincadeira” e se torna mais recorrente e agressiva, com a intenção de fragilizar, desqualificar e explorar o funcionário.

Assédio sexual: gestos, palavras e comportamentos inadequados que buscam obter vantagem sexual; comentários excessivos sobre corpo e roupa; contatos físicos não desejados; convites impróprios e particulares, são todos exemplos que caracterizam assédio sexual. Lembre-se: não é necessário que haja contato físico para ser considerado assédio sexual.

Assédio intelectual: o assediador sabota, isola, desvaloriza o serviço e até furta ideias do funcionário. O perfil profissional, habilidades, bom serviço e dedicação do funcionário não serem levados em conta também é caracterizado como assédio intelectual. Esse comportamento incessante visa que o ambiente de trabalho se torne insustentável para a vítima.

Onde buscar ajuda na Câmara

Se algum caso de assédio acontecer na Casa os servidores podem buscar ajuda por meio de uma denúncia (anônima ou não) pelo email da Ouvidoria. A Diretoria de Recursos Humanos também recebe denúncias, que são encaminhadas ao Psicossocial ou o servidor pode ir diretamente ao Departamento de Psicossocial, que tomará as medidas cabíveis.

Contatos: Recursos Humanos - 3524-4216 Psicossocial - 3524-4397

Ouvidoria - sic@camaragyn.go.gov.br