Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara realiza nesta sexta 3º Encontro em Defesa da Mulher

Câmara realiza nesta sexta 3º Encontro em Defesa da Mulher

por Manuela-qi — publicado 25/05/2017 18h53, última modificação 25/05/2017 18h53

A campanha “Não Vai Ter Psiu!” voltada para a Região Metropolitana e promovida pela Câmara Municipal de Goiânia recebeu mais dois importantes apoios para o enfrentamento à violência contra a mulher. O terceiro encontro a ser realizado no CEU das Artes Orlando Alves Carneiro, nesta sexta-feira, 26, será gratuito, aberto para a comunidade e terá a cooperação mútua entre o Legislativo Municipal, a Universidade Alfredo Nasser (Unifan) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, primeira cidade da Região a receber a campanha suprapartidária “Semeando a Paz: Não Vai Ter Psiu!”, já ampliada em conceito e dimensão.

Com o tema “Cidade Segura para as Mulheres”, os participantes deste encontro terão palestras com a presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Flávia Fernandes; a diretora do Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Maria das Dores Dolly; e a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Aparecida de Goiânia, Cybelle Tristão. O evento contará também com exposição das vereadoras. O assunto foi escolhido para celebrar e trazer à reflexão o Dia Internacional de Cidades Seguras para Mulheres, do movimento global Action Aid, comemorado no último dia 20 de Abril.

“A campanha “Não Vai Ter Psiu!” já se tornou uma campanha consolidada na Câmara e logo na terceira edição já conseguimos ampliá-la para outro município, com o respaldo de uma universidade e de formadores de opinião de vários setores da sociedade. Estamos no caminho certo e vamos crescer mais, atrair mais pessoas e instituições para essa causa universal e urgente. Sabemos que o processo de conscientização é lento, mas isso não nos desmotiva, apenas reforça nossa disposição de lutar por um mundo com igualdade de direitos para todos, independentemente de gênero”, ressalta o idealizador da campanha e presidente da Câmara, o vereador Andrey Azeredo (PMDB), que convidou todos os vereadores de Goiânia para o evento durante a Sessão Plenária de hoje na Casa. Em Aparecida também foram convidados os vereadores e secretários da Prefeitura.

Números da violência

O Mapa da Violência de 2015 mostra que mais de 50% do registro de assassinatos contra mulheres foram cometidas por familiares, sendo que mais de 30% deles cometidos pelos próprios parceiros ou ex. Os dados são de 2013, quando os números somavam 13 mulheres assassinadas por dia. De 83 países pesquisados no mundo, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de feminicídio.

Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada em março deste ano revelou que uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência em 2016. Só de agressões físicas, o número é de 503 brasileiras vítimas a cada hora. O levantamento apontou, ainda, que 40% das mulheres com idade acima de 16 anos sofreram algum tipo de assédio. Os dados são alarmantes. A estimativa é de que mais de 20 milhões de mulheres já foram vítimas de comentários desrespeitosos nas ruas, mais de 5 milhões sofreram assédio físico em transporte público, e cerca de 2 milhões já foram beijadas ou agarradas sem consentimento.

Serviço

Assunto: “3º Encontro em Defesa e Valorização da Mulher - Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai Ter Psiu!”

Data: amanhã, sexta-feira, 26 de maio

Local: CEU das Artes Orlando Alves Carneiro

Endereço: Avenida V-005 com Avenida V-1, Cidade Vera Cruz II, Aparecida de Goiânia

Contatos: Maysa Manoela - 62 - 98214-6192