Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara realiza segundo Encontro de Valorização da Mulher amanhã

Câmara realiza segundo Encontro de Valorização da Mulher amanhã

por Manuela-qi — publicado 03/05/2017 17h07, última modificação 03/05/2017 17h07

A Presidência da Câmara Municipal de Goiânia realiza nesta quinta-feira, 4, das 14h às 16h30, no Auditório Carlos Eurico, o segundo "Encontro em Defesa e Valorização da Mulher". O evento dá prosseguimento à série de ações da campanha “NÃO VAI TER PSIU!”, que visa contribuir para a desconstrução da cultura machista e também vai comemorar o Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril.

O acontecimento será aberto para a comunidade e contará com a participação de palestrantes convidadas e das cinco vereadoras da Casa: Dra. Cristina, Leia Klebia, Priscilla Tejota, Sabrina Garcez e Tatiana Lemos e os trabalhos serão abertos pelo Presidente da Câmara, vereador Andrey Azeredo. Em seguida haverá a palestra da presidenta do Conselho Nacional da Juventude, a socióloga Aava Santiago (convidada pela vereadora Sabrina Garcez), logo após falará a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Ana Elisa Gomes Martins, que relatará o dia-a-dia de sua atividade, e depois virá a exposição da cientista social e doutoranda em Sociologia Uianã Cordeiro Cruvinel Borges que apresentará sua pesquisa sobre violência simbólica a física. Os participantes poderão fazer perguntas e opinar livremente após a exposição das convidadas.

Combate ao machismo

O Encontro é parte integrante do cronograma de ações mensais da campanha em defesa da mulher "NÃO VAI TER PSIU!”, lançada em 1º de março pela presidência da Casa e que acontecerá durante todo o ano. O Presidente Andrey Azeredo, idealizador da campanha, ressalta que “é um dever combater a cultura machista enraizada no Brasil e no mundo. A Câmara está empenhada em fazer a parte dela, que é de debater, jogar luz sobre o problema, buscar soluções e estimular as mudanças de comportamento. O primeiro Encontro, realizado em 30 de fevereiro, foi um sucesso de público e de qualidade dos debates e sentimos uma receptividade enorme dos servidores da Casa e da sociedade. Estamos no caminho certo”.

Dia Nacional da Mulher

A data foi instituída em 9 de junho de 1980 como homenagem à enfermeira Jerônima Mesquita, corajosa líder feminista que foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), pioneira na luta sufragista e que também participou da criação do Conselho Nacional das Mulheres. Jerônima nasceu em 30 de abril de 1880 (daí a escolha da data do Dia Nacional da Mulher) em Leopoldina (MG), participou da fundação da Cruz Vermelha no Brasil (organização que dava assistência aos doentes e refugiados) e foi voluntária da instituição em Paris durante a 1ª Guerra Mundial.

Serviço:

“II Encontro em Defesa e Valorização da Mulher - Campanha Não Vai Ter Psiu!”

Data: 4 de maio, quinta-feira

Horário: 14h às 16h30

Local: Câmara Municipal de Goiânia - Auditório Carlos Eurico

Endereço: Avenida Goiás, 2001, Setor Central, Goiânia