Câmara realiza seminário sobre o transporte individual remunerado de passageiros
O encontro foi idealizado pelo presidente da Casa, vereador Andrey Azeredo, com o objetivo de levantar discussão acerca dos aspectos jurídicos, desafios e facilidades da prestação desse tipo de serviço. “Estamos trazendo técnicos de fora do Estado, de renome nacional, para debatermos de forma técnica e qualificada e formarmos nossa convicção”, destacou o presidente.
O seminário foi proposto num momento importante já que existe um Projeto de Lei n° 260/2015 em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia que discorre sobre a autorização para motoristas utilizarem aplicativos móveis em celulares para o transporte individual de passageiros.
Palestras
A programação do Seminário da Câmara Municipal de Goiânia vai ser dividida em duas etapas. No Painel I: Estado, sociedade e novas tecnologias: desafios regulatórios, o mestre em transportes pela UNB, Rodrigo Ribeiro Novaes, vai abordar os “Aspectos jurídicos e econômicos do serviço de transporte individual de passageiros”. Em seguida o mestre em Direito da Regulação pela FGV, Rafael Véras, vai expor a “Regulação e novas tecnologias: desafios e assimetrias regulatórias”.
Já o Painel II: Regulação do transporte individual remunerado de passageiros, vai abrir com a palestra o “Transporte individual remunerado e a eficiência da mobilidade urbana”, que será ministrada pelo mestre e doutor em Transportes pela UNB e professor de Engenharia Civil da UFG, Cristiano Faria Almeida. Depois o painel vai discutir a “Regulamentação do serviço de transporte individual remunerado: experiências e perspectivas”, com as exposições do procurador do Estado de Goiás e mestre em Direito pela Universidade de Lisboa, Bruno Belém, e do promotor de justiça, Fernando Krebs.
Ao final do ciclo de palestras o advogado Danilo Orsida vai mediar 30 minutos de perguntas feitas pelos convidados.
Polêmica nacional
A restrição para o uso dos aplicativos por parte apenas de taxistas pode ganhar ainda mais polêmica na próxima semana quando o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, encaminhar a proposta com as regras ao plenário. Em entrevista à equipe do UOL ele afirmou que a ideia é dar o poder de regular, aos municípios. “A responsabilidade é dos municípios, é nessa linha que tenho dialogado, é nessa linha que vamos chegar a um acordo”.
Programação completa:
14h – Abertura - Presidente da Câmara Municipal, Vereador Andrey AzeRedo.
14h30 – Painel I: Estado, sociedade e novas tecnologias: desafios regulatórios.
Aspectos jurídicos e econômicos do serviço de transporte individual de passageiros
Rodrigo Ribeiro Novaes (DF) – Mestre em transportes pela Universidade de Brasília. Pós-Graduado em Defesa da Concorrência pela FGV. Graduado em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Econômica, pela UFRJ. Consultor Legislativo do Senado Federal na área de Transportes.
Regulação e novas tecnologias: desafios e assimetrias regulatórias
Rafael Véras (RJ) – Mestre em Direito da Regulação pela FGV. Pós-Graduado em Direito do Estado e da Regulação pela FGV. Pós-Graduado em Direito Administrativo Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Professor de Direito da Infraestrutura (FGV) e de Direito Regulatório (FGV, EMERJ, Curso FORUM e Cândido Mendes).
15h45 – 16h15 – Perguntas
16h15 – 16h45 – Intervalo
16h45 – Painel II: Regulação do transporte individual remunerado de passageiros
Transporte individual remunerado e eficiência da mobilidade urbana
Cristiano Farias Almeida – Professor da Escola de Engenharia Civil da UFG. Mestrado em Transportes (2001) e Doutorado em Transportes (2008) ambos pela Universidade de Brasília. Coordenador no Núcleo de Pesquisa em Transportes (NPT-UFG) e do Curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, Planejamento e Organização do Sistema de Transporte.
Regulamentação do serviço de transporte individual remunerado: experiência e perspectivas.
Bruno Belém (GO) – Procurador do Estado de Goiás. Mestre em direito pela Universidade de Lisboa.
Fernando Krebs (GO)- Promotor de Justiça
Perguntas
18h15- Encerramento