Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara realiza Sessão Especial em Homenagem às Mulheres

Câmara realiza Sessão Especial em Homenagem às Mulheres

por Patrícia Drummond publicado 07/03/2018 12h55, última modificação 07/03/2018 18h37

A Câmara Municipal de Goiânia realizou nesta quarta-feira (7) Sessão Especial em Homenagem às Mulheres, antecipando as comemorações pelo 8 de Março. A iniciativa foi da bancada feminina na Casa, composta pelas vereadoras Cristina Lopes (PSDB), Léia Klébia (PSC), Priscilla Tejota (PSD), Sabrina Garcêz (PMB) e Tatiana Lemos (PcdoB).

Ao todo, foram 13 as homenageadas (veja os nomes ao final da matéria). O presidente da Câmara, Andrey Azeredo (MDB), abriu a Sessão Especial parabenizando as colegas parlamentares pela proposta e cumprimentando as homenageadas. Estiveram presentes em Plenário os vereadores Alysson Lima (PRB), Anderson Sales – Bokão (PSDC), Anselmo Pereira (PSDB), Delegado Eduardo Prado (PV), Emilson Pereira (PTN), Jorje Kajuru (PRP), Lucas Kitão (PSL) e Paulo Magalhães (PSD).

Sabrina Garcêz, uma das proponentes da Sessão, destacou, em seu pronunciamento na tribuna, que a violência contra a mulher continua sendo o principal problema a ser enfrentado pelos agentes políticos, “mas não apenas a violência física”. A vereadora lembrou do assédio moral no trabalho, da desigualdade financeira em relação aos homens no que diz respeito aos salários, da falta de assistência à saúde e de escolas para os filhos, do assédio sofrido nos ônibus do transporte coletivo na ida de casa para o trabalho, para a escola ou para a faculdade.

“São violências diárias, que se perpetuam e que parecem perenes em nossa sociedade”, sustentou Sabrina. “O poder público deve assumir a sua responsabilidade nesse processo. Que pensemos políticas públicas que cessem a perpetuação desse ciclo e possa mudar esse contexto”, acrescentou.

Equilíbrio

A vereadora Cristiana Lopes, por sua vez, ao cumprimentar os colegas vereadores presentes, ressaltou a importância da atuação conjunta entre homens e mulheres, em todos os segmentos – inclusive na Política -, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, edificada em bases sólidas e no equilíbrio. “E viva a diferença!”, declarou. Para ela, a violência contra a mulher é uma questão de gênero e exige posicionamento frequente, dentro dos princípios constitucionais, “nem mais, nem menos; mas o que é direito”.

“Quem não se comoveu com a história das atletas americanas abusadas por um único homem? Quem não se comoveu com a estrela Meryl Streep, vítima de violência em Hollywood? Ou com a cantora Madonna, quando lembra ter ascendido junto com Prince, mas que ele, por ser homem, ganhava bem mais? Quem não se comove com as histórias de todos os dias de mulheres que sofrem assédio, que são violentadas, assassinadas, estupradas?”, questionou Cristina Lopes.

Terceira e última das proponentes da Sessão Especial a discursar, a vereadora Léia Klébia disse sentir-se contemplada pelas falas das colegas Sabrina e Cristina e, após cumprimentar as convidadas, completou: “Amo ser mulher. Louvo a Deus pela oportunidade de ser mulher, e vejo que, hoje, temos, aqui, muitos exemplos de mulheres combativas, valentes e corajosas; mulheres virtuosas, como diz a Bíblia, lotam este Plenário. Que continuemos a seguir esse exemplo de coragem de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossas vidas”.

Na sequência, as convidadas receberam a homenagem especial da Câmara, ao lado dos vereadores que as indicaram. Eis os nomes:

Coronel Silvana Rosa de Jesus Ramos – indicação da vereadora Sabrina Garcêz

Camila de Paiva Silva – indicação do vereador Emilson Pereira

Lorena Ayres da Rocha – indicação da vereadora Dra.Cristina Lopes

Lúcia Fátima Xavier do Nascimento – indicação da vereadora Léia Klébia

Ludymilla Damatta – indicação do vereador Lucas Kitão

Major Michella Rodrigues Pires Bandeira – indicação da vereadora Tatiana Lemos

Manuela Queiroz Isaac – indicação do vereador Andrey Azeredo

Maria Eunice Mamede Messias – indicação da vereadora Priscilla Tejota

Nara Luiza de Oliveira – indicação dos vereadores Paulo Magalhães e Paulinho Graus

Raflesia Maria Pereira da Silva – indicação do vereador Anselmo Pereira

Vânia Lúcia do Prado – indicação do vereador Deloegado Eduardo Prado