Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara é ponto de coleta de absorventes para mulheres e meninas de baixa renda

Câmara é ponto de coleta de absorventes para mulheres e meninas de baixa renda

por Da Redação publicado 05/10/2021 17h05, última modificação 06/10/2021 15h30

Até 31 de outubro, uma campanha arrecada absorventes descartáveis e reutilizáveis e coletores menstruais para serem doados a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação foi lançada nesta quarta-feira, 6 de outubro. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), a Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal e a entidade sem fins lucrativos, Girl Up GO, que atua em favor da igualdade de gênero. Além de Aava, estiveram presentes no lançamento a vereadora Luciula do Recanto (PSD) e os vereadores Isaias Ribeiro (Republicanos) e Edgar Duarte (PMB).

Os absorventes e coletores devem ser depositados em caixas nas dependências da Câmara Municipal. Doações também podem ser feitas pelo pix girlup.go@gmail.com, em nome de Júlia Rocha Almeida. O registro da doação do material arrecadado às mulheres atendidas será postado no Instagram da Ouvidoria da Mulher, da Girl Up GO e da vereadora Aava Santiago. Outras informações podem ser obtidas pelo whatsapp da Ouvidoria: (62) 98222 2434. As doações serão repassadas a refugiadas e estudantes da rede municipal.

“Meninas pobres têm ainda mais dificuldades de ir à escola e ao trabalho e de acessar o transporte, quando estão limitadas pela falta de absorventes e coletores. Elas acabam matando aulas e até o serviço por não ter condições de controlar o fluxo menstrual. Por conta dessa realidade, a defasagem dessas meninas é aprofundada pela pobreza. Elas deveriam estar sendo contempladas pelas políticas públicas, entendendo que toda mulher vai menstruar. Daí, a mobilização na Câmara para que vereadores, servidores e a comunidade conheçam essa realidade e possam colaborar”, explica Aava Santiago.

A campanha faz parte de uma política permanente de enfrentamento da pobreza menstrual, desenvolvida pelo mandato da vereadora, que inclui projeto de lei, em tramitação na Câmara, para instituir o Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual. A intenção é conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar, especialmente a jovens de baixa renda, o acesso a insumos necessários ao período menstrual, a partir de parcerias com governos, empresas e instituições.

Segundo a Unicef, o Fundo das Nações Unidas pela Infância, mais de quatro milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais. “Sem recursos, muitas mulheres recorrem a jornais ou outros materiais inadequados para conter o fluxo menstrual e que podem causar doenças”.

*Com informações da assessoria de imprensa da vereadora