Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara terá cinco representantes na revisão do Plano Diretor

Câmara terá cinco representantes na revisão do Plano Diretor

por Manuela-qi — publicado 31/07/2017 13h35, última modificação 31/07/2017 13h55

Em entrevista à Rádio 730 neste sábado, 29, durante o Mutirão da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Vereador Andrey Azeredo (PMDB), informou que cinco vereadores serão indicados para compor a comissão responsável pela revisão do Plano Diretor de Goiânia (PDG) que será enviada ao Legislativo Municipal até 31 de dezembro deste ano. A decisão atende a uma solicitação - via ofício - da Prefeitura enviada à Câmara na semana passada.

Os cinco indicados vão compor uma comissão que participará dos trabalhos da equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) que é responsável pela revisão do Plano. A indicação dos vereadores é prerrogativa do presidente da Câmara e Andrey Azeredo disse que iniciará nessa semana, na Casa, um debate "harmonioso para indicar aqueles que tenham interesse, disposição e disponibilidade para trabalhar nessa comissão, ir pessoalmente nas reuniões e fazer um trabalho diferenciado. Vamos analisar bem e todos os vereadores são qualificados."

Discussão técnica

O documento final de revisão deve ser encaminhado à Câmara para a análise de todos os vereadores até 31 de dezembro, mas Andrey Azeredo defende que esse prazo seja antecipado. "Eu, especificamente, gostaria que fosse encaminhado antes porque ano que vem teremos ano de eleição, vários vereadores serão candidatos e essa é uma discussão técnica, importante e profunda que não pode ser colocada em segundo plano. Precisamos buscar a melhor revisão do Plano Diretor porque é o documento que vai direcionar a cidade que queremos para os próximos 10 anos."

A equipe técnica da Seplanh que trabalha na revisão do PDG de 2007 foi constituída em 16 de janeiro deste ano e atua conforme a Lei 171/07 e o Estatuto das Cidades que determinam a revisão, a cada dez anos, do Plano. Já a Lei que instituiu o Plano Diretor de Goiânia, sancionada em 2007, determina a atualização dele a cada dois anos.

Em audiência pública realizada na Câmara no último 11 de julho proposta pelos vereadores Sabrina Garcêz (PMB) e Carlin Café (PPS) para debater a revisão do Plano, Andrey Azeredo ressaltou: "Espero que a Prefeitura convide membros desta Casa para participar da comissão criada para elaborar a revisão do Plano. Goiânia precisa de um plano plural para que a cidade que temos possa ser a que queremos. E vamos cobrar ações efetivas que avancem na melhoria da qualidade de vida de todos os goianienses”.