Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara terá Comenda Literária Antônio Almeida para homenagear escritores goianos

por Guilherme Machado publicado 08/12/2020 18h09, última modificação 08/12/2020 18h09

Foto: Antônio Silva

Os vereadores aprovaram por unanimidade durante a sessão plenária desta terça (8) a criação da Comenda Literária Antônio Almeida com o objetivo de homenagear anualmente três escritores e escritoras escolhidos entre os mais votados pela Academia Goiana de Letras (AGL), pela Academia Goianiense de Letras e pela Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2020). A cerimônia de entrega das comendas deverá ocorrer todo dia 21 de agosto.

O nome da comenda é uma homenagem a Antônio de Sousa Almeida, fundador da Editora Kelps. “Como empresário do segmento editorial, se notabilizou pela ousadia, dinamismo, criatividade, responsabilidade social e intransigente apoio à cultura genuinamente goiana, o que lhe valeu o título que tanto o orgulhava de “mecenas da cultura goiana”. Graças ao trabalho que a Editora Kelps emprestou aos intelectuais goianos, levou sua empresa a ser reconhecida como ‘a casa administrada por um tecelão da poesia’”, explica o autor da proposta, vereador Anselmo Pereira (MDB).

Antônio da Kelps, como era conhecido, faleceu no dia 21 de agosto deste ano, aos 70 anos de idade, por complicações da Covid-19 enquanto passava pelo tratamento de um câncer na coluna. Ele era vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), diretor administrativo da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Goiás (Sigego).