Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara vota por atendimento de equipe multidisciplinar a gestantes de Goiânia

Câmara vota por atendimento de equipe multidisciplinar a gestantes de Goiânia

por Heloiza Amaral publicado 14/10/2021 12h40, última modificação 14/10/2021 16h26
Câmara vota por atendimento de equipe multidisciplinar a gestantes de Goiânia

Foto: Mariana Capeletti

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quinta-feira, 14, o projeto 040/2021, de autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), que dispõe sobre a mínima e adequada composição de equipe multidisciplinar de atenção à gestante nos períodos pré-natal, parto e pós-parto. De acordo com a matéria, a equipe deve ser formada por, no mínimo, médico, enfermeiro e fisioterapeuta, todos inscritos nos seus respectivos conselhos de classe.

O projeto destaca que o fisioterapeuta terá como função avaliar e monitorar as alterações físicas, enfocando a manutenção do bem-estar da parturiente e do bebê, adotando medidas não farmacológicas e não invasivas para o alívio a dor, estímulo à decambulação e adoção de posturas verticais, exercícios de mobilidade pélvica na bola e, principalmente, no momento do parto, técnicas manuais que ajudam a controlar e diminuir a dor, além de adotar posturas e técnicas respiratórias que favoreçam o encaixe na fase de expulsão do feto. No puerpério, o fisioterapeuta auxiliará no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, evitando possíveis complicações, como a incontinência urinária.

Thialu Guiotti explica que a importância dos fisioterapeutas nesse processo reflete diretamente na diminuição dos sintomas de desconforto e dor durante o parto, no controle da ansiedade, na diminuição do tempo de trabalho de parto e do índice de indicação para parto cesárea. “A presença do fisioterapeuta contribui não só para o melhor custo-efetividade da assistência prestada às mulheres no âmbito das maternidades, mas também cumpre os preceitos de humanização da assistência obstétrica, ao incluir um profissional que contribui para que as mulheres sejam agentes ativas no processo de parturição”, afirma o vereador. O projeto segue agora para análise do prefeito Rogério Cruz.