Carlin Café solicita informações à Saneago sobre inspeção nas redes pluviais e redes coletoras de esgoto
O vereador Carlin Café (PPS) apresentou nesta terça-feira (27) requerimento para que seja solicitado à Saneamento de Goiás (Saneago) informações sobre a realização de inspeção nas redes pluviais e redes coletoras de esgoto, detalhando o procedimento adotado e a quantidade inspecionada por dia.
“Goiânia sofre com alagamentos em razão da ausência de estrutura da rede de drenagem pluvial”, alega o parlamentar. “É patente que, em alguns locais da cidade, o sistema de drenagem urbana existente é prejudicado com o lançamento de resíduos sólidos e de esgoto doméstico em canais de escoamento, o que causa o entupimento de bocas de lobo, galerias e poluição difusa, gerando alagamentos e doenças”, acrescenta.
Para o vereador, é indispensável que a administração pública responsável tome medidas preventivas e corretivas para a diminuição e controle dos impactos causados pela água da chuva, “de forma que venham a atender a um plano diretor de drenagem urbana, visando o bem estar da sociedade, do meio ambiente e da economia”.
Carlin Café lembra que, conforme destacado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além de dimensionadas de maneira errada, as galerias pluviais construídas em Goiânia antes de 2011 – o que inclui áreas mais antigas e adensadas da Capital, como os setores Central, Bueno, Marista, Oeste, Jardim Goiás e Pedo Ludovico – não possuem caixas de recarga para as águas da chuva. Outro problema apontado pelo vereador é a falha no planejamento de novos loteamentos para a cidade.