Carnaval de Rua de Goiânia pode entrar para Calendário Oficial de Eventos do Município
O Carnaval de Rua de Goiânia pode entrar no Calendário Oficial de Eventos do Município. A proposta é da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), que observa crescimento da folia nas ruas da capital, como ocorreu em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.
Segundo a parlamentar, ao entrar no calendário oficial, o carnaval de rua, organizado por blocos e escolas de samba, passa a contar com apoio efetivo – por meio de Leis de Incentivo Cultural, orientações de trânsito, segurança, entre outros suportes com menos burocracia. "Queremos exaltar todos os blocos de rua e escolas de samba, reconhecendo sua tradição também no município de Goiânia", comenta Sabrina.
Para a vereadora, a maior manifestação de cultura popular no Brasil, celebrada, anualmente, nos 47 dias que antecedem a Páscoa, é uma folia que está no gosto do brasileiro. Além de promover diversão, movimenta economia, proporcionando emprego e renda nos setores de cultura, entretenimento, moda, serviços e comércio – como bares, restaurantes e hotelaria.
Carnaval em Goiânia
Sabrina lembra que Goiânia conta com 33 blocos de pré-carnaval e de carnaval contemporâneos, tradicionais e de movimentos sociais.
O Grupo Coró de Pau, por exemplo, que abre a folia de 2023, nesta sexta-feira (17), na Estação Cultura, com apresentação coletiva de 300 percussionistas, no 8° Encontro de Blocos de Rua da Cultura Popular, existe há mais de 20 anos. O grupo promove ações sociais e culturais com música, percussão, blocos de rua e instrumentalidade, mantendo vivos o carnaval tradicional e a cultura popular.
Para a produtora do Coró de Pau, Geovanna de Castro Tavares, o projeto de lei, apresentado por Sabrina Garcez, é fundamental para a cultura popular em Goiânia.
O Carnaval dos Amigos, que tradicionalmente ocorre no sábado pré-carnaval, foi um dos pioneiros entre blocos contemporâneos na capital e já está em sua 21ª edição, reunindo milhares de pessoas. O evento integra o Calendário Oficial de Eventos, por meio da Lei nº 10.074, de 14 de setembro de 2017.
Já escolas de samba existem em Goiânia desde a década de 1930 – atualmente, sete estão ativas. Neste ano, a escola Lua-Alá fez parceria inédita com a Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, na composição do samba-enredo, para homenagear os 90 anos da capital goiana. O samba-enredo recebeu o nome de “Goiânia em seus 90 Anos, Lua-Alá Conta e Reconta a História dos Três 'E' do Teatro Goiano“.
*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora