Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Carnaval de Rua de Goiânia pode entrar para Calendário Oficial de Eventos do Município

Carnaval de Rua de Goiânia pode entrar para Calendário Oficial de Eventos do Município

por Da Redação publicado 16/02/2023 12h50, última modificação 17/02/2023 14h53
Autora da proposta, vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) observa crescimento da folia nas ruas da capital
Carnaval de Rua de Goiânia pode entrar para Calendário Oficial de Eventos do Município

Foto: A Redação

O Carnaval de Rua de Goiânia pode entrar no Calendário Oficial de Eventos do Município. A proposta é da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), que observa crescimento da folia nas ruas da capital, como ocorreu em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Segundo a parlamentar, ao entrar no calendário oficial, o carnaval de rua, organizado por blocos e escolas de samba, passa a contar com apoio efetivo – por meio de Leis de Incentivo Cultural, orientações de trânsito, segurança, entre outros suportes com menos burocracia. "Queremos exaltar todos os blocos de rua e escolas de samba, reconhecendo sua tradição também no município de Goiânia", comenta Sabrina.

Para a vereadora, a maior manifestação de cultura popular no Brasil, celebrada, anualmente, nos 47 dias que antecedem a Páscoa, é uma folia que está no gosto do brasileiro. Além de promover diversão, movimenta economia, proporcionando emprego e renda nos setores de cultura, entretenimento, moda, serviços e comércio –  como bares, restaurantes e hotelaria.

Carnaval em Goiânia

Sabrina lembra que Goiânia conta com 33  blocos de pré-carnaval e de carnaval contemporâneos, tradicionais e de movimentos sociais.

O Grupo Coró de Pau, por exemplo, que abre a folia de 2023, nesta sexta-feira (17), na Estação Cultura, com apresentação coletiva de 300 percussionistas, no 8° Encontro de Blocos de Rua da Cultura Popular, existe há mais de 20 anos. O grupo promove ações sociais e culturais com música, percussão, blocos de rua e instrumentalidade, mantendo vivos o carnaval tradicional e a cultura popular.

Para a produtora do Coró de Pau, Geovanna de Castro Tavares, o projeto de lei, apresentado por Sabrina Garcez, é fundamental para a cultura popular em Goiânia.

O Carnaval dos Amigos, que tradicionalmente ocorre no sábado pré-carnaval, foi um dos pioneiros entre blocos contemporâneos na capital e já está em sua 21ª edição, reunindo milhares de pessoas. O evento integra o Calendário Oficial de Eventos, por meio da Lei nº 10.074, de 14 de setembro de 2017.

Já escolas de samba existem em Goiânia desde a década de 1930 – atualmente, sete estão ativas. Neste ano, a escola Lua-Alá fez parceria inédita com a Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, na composição do samba-enredo, para homenagear os 90 anos da capital goiana. O samba-enredo recebeu o nome de “Goiânia em seus 90 Anos, Lua-Alá Conta e Reconta a História dos Três 'E' do Teatro Goiano“.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora