Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Castelo Branco por Marília Mendonça: Marlon propõe mudança de nome de Avenida em homenagem à artista

por Da Redação publicado 10/11/2021 13h25, última modificação 10/11/2021 13h26

O vereador Marlon Teixeira (Cidadania) apresentou nesta quarta-feira, 10, na Câmara, projeto de lei que altera o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Marília Mendonça. Marlon quer, ao mesmo tempo, homenagear a artista goiana (morta no último dia 5, vítima de um acidente aéreo), e fazer justiça à história recente do País, trocando um nome que, segundo ele, está ligado à opressão e cerceamento de direitos, por outro que, por sua vez, representa liberdade e quebra de tabus em um Brasil, infelizmente, ainda machista e preconceituoso.

“Castelo Branco foi um ditador golpista; o primeiro presidente que tivemos após o Golpe Militar de 1964. Marília Mendonça, por outro lado, é, hoje, um ícone de mulher batalhadora, protagonista de sua própria vida e história, que, para além da música, teve um papel político e social importantíssimo, influenciando e empoderando outras mulheres, famosas e anônimas. Ela veio, não se intimidou e venceu em um meio inicialmente dominado por homens, como é o sertanejo. Para completar, e nos orgulhar muito, é goiana”, argumenta o vereador Marlon Teixeira, na defesa da matéria.

Lei

A proposta de Marlon vem ancorada pelo projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº11, aprovado em agosto de 2014, que permite alteração dos nomes das vias e logradouros públicos já existentes, quando se tratar de denominação que se refira às personalidades ou autoridades vinculadas ao período da Ditadura Civil e Militar Brasileira, ou fizer alusão ao nazismo ou fascismo.

“Felizmente, hoje, temos esse poder de decisão”, pondera o parlamentar, lembrando que vias públicas recebem nomes de personalidades que serão imortalizadas na memória das pessoas. “Cabe a nós decidirmos quem merece essa honra de ser imortalizado e homenageado. E precisamos escolher bem”, acrescenta.

Texto da assessoria de comunicação do vereador