Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ analisa amanhã destinação de 50% de empréstimo para combate à pandemia

CCJ analisa amanhã destinação de 50% de empréstimo para combate à pandemia

por Da Redação publicado 02/06/2020 10h55, última modificação 02/06/2020 11h02

Amanhã, em reunião virtual, será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) matéria que autoriza a Prefeitura a utilizar 50% do valor do empréstimo de R$ 780 milhões feito na Caixa, ano passado, para o combate à pandemia do Covid19.

A iniciativa é do vereador Lucas Kitão (PSL) em parceira com as colegas Tatiana Lemos (PCdoB), Sabrina Garcêz e Priscilla Tejota (ambas do PDS) que justificam a repactuação de R$ 390 milhões que estão destinados a obras na capital.

“Nos últimos sete anos de vigência essa linha de crédito da Caixa já financiou diversos projetos de investimentos como  viadutos, pontes, redes de esgoto, construção e hospitais, postos de saúde, creches, mas infelizmente a Prefeitura de Goiânia reservou todo o recurso para obras de engenharia, pavimentação e não garantiu nada para a saúde”, explica Kitão.

Os vereadores justificaram no texto em discussão, que não podem “permitir que os recursos sejam disponibilizados exclusivamente para obras de engenharia, tendo em vista que a urgência é garantir que equipamentos e outros investimentos para o enfrentamento do estado de calamidade, decretado em Goiânia em 24 de março de 2020; a prioridade agora não são as obras, mas as vidas de nossos munícipes”.

Municípios nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Norte e o Governo do Pará, que igualmente receberam a linha de crédito Finisa/Caixa, fizeram a repactuação sugerida no projeto dos vereadores de Goiânia.

Após a aprovação na CCJ, a matéria segue para o plenário para a primeira votação e depois para a Comissão de Orçamento, para o segundo parecer, antes da votação final. (Assessoria de Comunicação do vereador Lucas Kitão).