Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ analisa honrarias a dois profissionais da mídia cinematográfica

CCJ analisa honrarias a dois profissionais da mídia cinematográfica

por Quezia de Alcântara publicado 30/09/2020 10h01, última modificação 30/09/2020 10h01

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira, 30, Decreto Legislativo (2020/31) que concede Título de Cidadania ao primeiro cinegrafista de Goiânia, Antônio Eustáquio Alves da Silva, o Taquinho, numa iniciativa do vereador Paulo Magalhães (DEM).

Também analisou projeto (2020/171), de autoria do Executivo, que concede o nome do jornalista ambiental Washington Novaes para o Parque situado na Avenida Gercina Borges Teixeira, no setor Conjunto Vera Cruz. A matéria teve pedido de vista aprovado para que a Prefeitura faça juntada de documentos, como abaixo-assinado dos moradores do bairro.

Washington Novaes

O jornalista Washington Luís Rodrigues Novaes nasceu em Vargem Grande do Sul em 3 de junho de 1934 e faleceu em Aparecida de Goiânia em 24 de agosto de 2020.

Foi um dos jornalistas brasileiros que deu destaque aos temas sobre o meio ambiente e as culturas indígenas. Foi colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Popular, e consultor de jornalismo da TV Cultura. Realizou a série de documentários Xingu - A Terra Ameaçada, que lhe rendeu presença na sala especial na Bienal de Veneza em 1986.

Recebeu durante sua vida seis prêmios nacionais e sete internacionais por filmes e documentários na área de jornalismo e de cinema ambiental.

Em 2004 recebeu o Prêmio Unesco, categoria Meio Ambiente, por seu trabalho de mais de 30 anos de intensa divulgação de ideias e alertas dos impactos causados pela degradação ambiental.

Publicou 13 livros, a maioria sobre jornalismo ambiental, entre eles os livros: “A quem pertence a informação” em 1989 e “A década do impasse: do Rio92 ao Rio+10” em 2002.

Antônio Eustáquio Alves da Silva

Nasceu no dia 5 de março de 1947 em Abaetê, Minas Gerais. Chegou à Goiânia em 1965 e iniciou sua carreira profissional na recém-inaugurada TV Anhanguera. Ali atuou em vários setores até de destacar como cinegrafista, função que exerceu por cinco anos.

A seguir exerceu a função de cinegrafista na TV Goiânia e por conseguinte, repórter cinematográfico na TV Tupi/ Diários Associados, fazendo cobertura do Centro-Oeste e América do Sul.

Produziu em sua carreira, dez filmes publicitários, centenas de documentários, vídeo-clips, programas de televisão, novelas, teatro.