CCJ analisa matérias sobre meio ambiente
Matérias com a temática do meio ambiente foram analisadas nesta quarta-feira, 28, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De iniciativa de Sabrina Garcêz (PTB), que preside a CCJ, matéria cria o programa de reuso de água em postos de combustíveis, lava rápidos, transportadoras e empresas de ônibus no Município. A sugestão da parlamentar é que esses estabelecimentos instalem equipamentos para recuperação e reutilização da água utilizada na lavagem dos veículos para que haja aproveitamento de recursos hídricos.
“Dependendo do tamanho são gastos de 150 a 250 litros de água para lavar um único automóvel e como em Goiânia circulam cerca de 1 milhão e meio de veículos, ao final de um ano, o consumo de água para lavagem dos mesmos pode chegar a 35 mil metros cúbicos, o suficiente para abastecer mil pessoas em um ano”, explica.
Outra matéria é de autoria de Anderson Sales-Bokão (DC) e visa o recolhimento de medicamentos veterinários em desuso, vencidos ou sobras no Município. Ele propõe que tais medicamentos sejam recolhidos pelos fabricantes e distribuidores e não sejam descartados em lixo doméstico ou comum, sob risco de contaminação do solo, rios, quando manuseados de forma incorreta. O vereador destacou que para medicações utilizadas nos seres humanos já existe legislação para o recolhimento e descarte correto, mas para remédios, vacinas de animais, ainda não foi feita nenhuma regulamentação.