CCJ aprova criação de Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Autoimunes Dermatológicas
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nessa quarta-feira (1º), o projeto que propõe a criação da Rede de Atenção às pessoas diagnosticadas com doenças autoimunes dermatológicas.
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), o projeto tem objetivo de conscientizar, diagnosticar e acompanhar pacientes que manifestem alguma dessas 30 doenças, que já afetam entre 5% e 8% de toda a população do país, segundo dados da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).
De acordo com o parlamentar, há doenças autoimunes que desencadeiam ataque ao sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. É o caso de enfermidades como psoríase, vitiligo, alopecia areata e lúpus, por exemplo. A proposta prevê ainda que, a partir do diagnóstico, os pacientes recebam apoio psicológico disponibilizado pelo poder público.
“O objetivo é garantir a participação de especialistas e representantes de associações de pessoas com doenças autoimunes na implantação e desenvolvimento do programa, de forma a oferecer melhor atendimento e qualidade de vida a essas pessoas”, justifica Lucas Kitão, que propõe a garantia do diagnóstico na rede pública municipal, assim como a orientação e a capacitação dos profissionais da rede.
Após aval da CCJ, o projeto segue em tramitação na Câmara. Caso seja aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), será criada, no âmbito do município, uma política de diretrizes, além de campanhas de conscientização às pessoas com doenças autoimunes dermatológicas.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador