Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova criação da Medalha Juscelino Kubitschek

CCJ aprova criação da Medalha Juscelino Kubitschek

por Quezia de Alcântara publicado 01/06/2022 09h55, última modificação 01/06/2022 16h31
Proposta pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), honraria será concedida a cidadãos que se destacarem em suas áreas de atuação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (1º), matéria que cria a Medalha Juscelino Kubitschek. Proposta pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), a honraria tem objetivo de perpetuar a memória do líder político que, segundo o parlamentar, fez muito por Goiás e por Goiânia.

O projeto de lei prevê concessão de quatro medalhas para cidadãos residentes ou que tenham atuado em Goiânia. Os agraciados devem ser escolhidos por terem se destacado em suas áreas de atuação – um com repercussão nacional; outro, na esfera estadual; o terceiro, no âmbito municipal; e o quarto, com relevância na esfera judicial. A sugestão é para que a solenidade de entrega da honraria ocorra no dia 12 de setembro, data de nascimento de JK.

“O beneficiário deve ter sido destaque, nos últimos doze meses, na defesa do desenvolvimento e igualdade social; do desenvolvimento humano e econômico; dos direitos do cidadão; da soberania do nosso povo; e na defesa dos princípios democráticos, todos com repercussão em nossa capital”, afirma Anselmo.

Como contribuições de Juscelino para o estado, o parlamentar menciona a construção da usina hidrelétrica de Cachoeira Dourada; asfaltamento de rodovias; construção da Universidade Federal de Goiás (UFG); e sanção da lei de criação da atual Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás).

Ainda de acordo com o vereador, a Medalha JK “resgatará a memória de um líder político que mais fez pelos goianos, além de homenagear lideranças que se espelham nas qualidades de Juscelino Kubitschek e de contribuir para o reencontro de nossa gente com o progresso, a democracia, a alegria de trabalhar, a coragem e determinação para vencer obstáculos".