Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova criação de Arranjos Produtivos Locais

CCJ aprova criação de Arranjos Produtivos Locais

por Quezia de Alcântara publicado 05/06/2024 09h40, última modificação 05/06/2024 14h47
Projetos, de autoria dos vereadores Lucas Kitão (União Brasil) e Henrique Alves (MDB), respectivamente, instituem APL Eixo da Saúde e APL Agrovia Castelo Branco

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (5), projetos de lei para criação de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

APL Eixo da Saúde

O projeto de lei 39/2024, de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), institui o Arranjo Produtivo Local (APL) Eixo da Saúde.

De acordo com a proposta, o Eixo da Saúde será criado na Avenida Portugal, entre os Setores Marista e Oeste – região que concentra grande quantidade de serviços médicos e de profissionais da saúde.

Ainda segundo o texto, o Eixo da Saúde – composto por clínicas, laboratórios e hospitais – reunirá diversas especialidades médicas na mesma região. O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamentos.

“A criação desse Eixo da Saúde poderá contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, com atração de investimentos, geração de empregos e revitalização de áreas urbanas. Também poderá promover o turismo da saúde, em que pessoas do interior e de fora do estado procurarão atendimento em Goiânia”, explicou o parlamentar.

Para Lucas Kitão, “uma rua da saúde bem-sucedida pode servir como modelo de referência a outras cidades e regiões, inspirando a implementação de iniciativas semelhantes em todo o país”.

APL Agrovia Castelo Branco

Já o projeto de lei 614/2021, de autoria do vereador Henrique Alves (MDB), institui o Arranjo Produtivo Local (APL) Agrovia Castelo Branco, que englobará o comércio na avenida, desde a Praça Ciro Lisita, no Setor Coimbra, até a Avenida Bandeirantes, no Setor Ipiranga.

“A região tem longa tradição no comércio agropecuário e em atrativos para agropecuaristas não só de Goiânia, mas de todo o estado de Goiás”, afirmou Henrique Alves.

“A demanda de um arranjo produtivo agropecuário é desejo antigo dos produtores e dos comerciantes que têm ali forte apoio para a economia goiana e que viram no APL da Moda, na Rua 44, um ótimo modelo de fortalecimento e de engrandecimento da economia local”, completou.

Os projetos seguem para primeira votação em Plenário.