Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova matéria que cria o Programa Abrigo Amigo

CCJ aprova matéria que cria o Programa Abrigo Amigo

por Quezia de Alcântara publicado 27/12/2023 11h25, última modificação 27/12/2023 11h29
O projeto, de Lucas Kitão, visa criar, no espaço do ponto de ônibus, atendimento eletrônico que ajude a proteger as pessoas em situações de perigo
CCJ aprova matéria que cria o Programa Abrigo Amigo

Foto: Gustavo Mendes

O Programa Abrigo Amigo, alternativa a proteger as pessoas - principalmente mulheres - de situações de perigo e vulnerabilidade, em ponto de ônibus foi aprovado hoje, 27, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com a proposta o “Abrigo Amigo” oferece companhia a mulheres que estão sozinhas à espera do transporte público e por meio de um painel digital, conseguem participar de uma vídeo-chamada com uma atendente do programa”.

Diz o texto que “o objetivo é criar, no espaço do ponto de ônibus, atendimento eletrônico que ajude a proteger as pessoas em situações de perigo e vulnerabilidade, o que poderá ser feito em parcerias com empresas de mídia digital”.

Kitão explicou que a mídia interativa é conectada à internet e equipada com câmera noturna, microfone, sensor de presença e botão virtual; quando o sistema é acionado, inicia uma vídeo-chamada com uma atendente que oferecerá companhia e ajuda em caso de necessidade ou poderá acionar serviços de segurança pública ou saúde para socorrer possíveis vítimas de violência.

“O programa transforma painéis digitais situados em pontos de ônibus em uma mídia inteligente, que acompanha de forma remota, mulheres sozinhas que esperam o transporte publico e é importante destacar que situações de violência não é algo apenas de regiões periféricas, mas também é um problema de ruas e locais de grande circulação”, ressaltou o parlamentar.

Criação da Semana da Compostagem avança na Câmara Municipal

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal iniciaram nesta quinta-feira (21) a discussão do projeto de lei (PL 315/2023) que institui a Semana Municipal da Compostagem no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia.

O projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSD) e foi aprovado em 1ª discussão e votação.

De acordo com o projeto, ficará estabelecida a primeira semana de maio para comemoração do evento que será incluído no calendário escolar, com atividades em escolas públicas do município.

A matéria também propõe ações práticas e educativas relacionadas à produção de compostagem, para incentivo ao "lixo zero" – oficinas; campanhas; coleta de resíduos orgânicos em repartições públicas municipais; e produção de hortas, em escolas, como instrumento de política pública socioambiental.

“A Semana Internacional da Compostagem é a maior iniciativa de educação ambiental para educação ambiental e comemora 25 anos. É um meio de fomentar e fortalecer as políticas públicas concretas de reciclagem de resíduos sólidos”, explicou. (Com assessoria do vereador)