Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova proibição de plantio de jamelão em locais públicos

CCJ aprova proibição de plantio de jamelão em locais públicos

por Quezia de Alcântara publicado 16/02/2023 11h10, última modificação 16/02/2023 14h33
Espécies substitutas dos jamelões estão previstas no Plano Municipal de Arborização
CCJ aprova proibição de plantio de jamelão em locais públicos

Foto: Domínio Público

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, em reunião nessa quarta-feira (15), projeto de lei (PL 124/2022) para proibição de plantio de árvores da espécie Syzygium Cumini – conhecida como jamelão – em ruas e avenidas de Goiânia. O texto é de autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (sem partido).

Ainda na CCJ, o projeto recebeu emenda, apresentada pelo presidente da comissão, vereador Henrique Alves (MDB), determinando que espécies a serem plantadas para substituir o jamelão sejam as descritas no Plano Municipal de Arborização.

Jamelão

Também conhecida como jambolão, azeitona preta ou ameixa roxa, o jamelão é originário da Índia e atinge até 15 metros de altura. Para justificar a proposta, o parlamentar explica que, ao cair, o fruto torna vias públicas escorregadias, o que pode ocasionar acidentes, principalmente envolvendo motociclistas.

Além da proibição de plantio dessa espécie, a Prefeitura deverá substituir, de forma gradativa, árvores de jamelão espalhadas pela capital, conforme prevê o projeto.

A matéria segue para primeira votação em Plenário.