Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova matérias de Luciula do Recanto em prol da causa animal

CCJ aprova matérias de Luciula do Recanto em prol da causa animal

por Quezia de Alcântara publicado 30/03/2022 10h00, última modificação 30/03/2022 13h02

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (30), dois projetos que tratam da defesa da causa animal, de autoria da vereadora Luciula do Recanto (PSD).

O primeiro projeto (PL 2021/29) assegura aos cidadãos o direito de fornecer alimento e água para animais em situação de rua, como gatos e cães. “Temos consciência de que é preciso ter políticas públicas e mudanças comportamentais em relação ao abandono, à posse responsável e à castração para animais errantes e sem tutores. Não podemos fechar os olhos para um dos direitos mais básicos do bem-estar animal – acesso à comida e água”, justifica a parlamentar.

Já a segunda proposta (PL 2021/480) trata do manejo de colônias de gatos, instaladas na cidade, pelo método de captura, esterilização e devolução ao meio ambiente. Para isso, a vereadora propõe que animais capturados sejam levados a abrigos e sofram castração por meio cirúrgico, tendo direito ao repouso para sua recuperação. Os gatos atendidos também serão imunizados com vacina antirrábica, além de serem desverminados. “A disseminação deste manejo é uma alternativa no cuidado desses felinos de vida livre e promove conscientização da castração em massa como estratégia contra o abandono, além de ser financeiramente mais viável para o controle da população de gatos errantes”, explica Luciula.