Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova programa para facilitar tratamento de pacientes com câncer de mama

CCJ aprova programa para facilitar tratamento de pacientes com câncer de mama

por Quezia de Alcântara publicado 29/03/2023 09h55, última modificação 29/03/2023 13h30
Modelo proposto por Sabrina Garcez (Republicanos) abrange todo o processo de diagnóstico, tratamento e sobrevida do paciente

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (29), projeto de lei (PL 223/2022) para criação do Programa de Navegação de Pacientes, voltado a pessoas com câncer de mama. A matéria é de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos).

Segundo o texto, o programa consiste em um modelo de prestação de serviços, centrado no paciente, por meio do qual é possível mover um sistema de saúde complexo, em tempo adequado. “A Navegação de Pacientes abrange todos os passos da jornada do tratamento. Inicia-se na comunidade, com prevenção, e engloba diagnóstico, tratamento e sobrevida”, explica a parlamentar. Ela afirma ainda que o programa “vai facilitar o diagnóstico, dando início ao tratamento de forma célere, além de melhor atender às pessoas diagnosticadas com neoplasia maligna de mama no Município de Goiânia”.

De acordo com a proposta, pesquisas apontam que o câncer de mama é a neoplasia mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil. Entre as neoplasias, foi a segunda causa de óbito mais frequente, sendo responsável por mais de 18 mil mortes no ano. “O projeto, ao criar navegação do paciente, é baseado em premissa simples: se barreiras para acesso oportuno à saúde forem eliminadas, com pacientes apoiados em todas as etapas, resultados serão melhores”, conclui a vereadora.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.