Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova projeto de Dra. Cristina que beneficia vítimas de queimaduras

CCJ aprova projeto de Dra. Cristina que beneficia vítimas de queimaduras

por Patrícia Drummond publicado 21/08/2019 15h25, última modificação 21/08/2019 15h25
CCJ aprova projeto de Dra. Cristina que beneficia vítimas de queimaduras

Foto: Alberto Maia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (21) projeto de autoria da vereadora Dra. Cristina (PSDB) que garante às pessoas com sequelas graves de queimaduras o direito a receber assistência integral, para promover sua total reinserção social, por meio da reabilitação física, estética, psicológica, educacional e profissional. O projeto estabelece como sequela grave a perda total de membro ou órgão, perda integral de função de membro ou órgão, redução de função de membro ou órgão igual ou superior a 30%, danos estéticos por hipertrofia das cicatrizes, traumatismo ou danos psicológicos.

A vereadora explica que, atualmente, não há políticas públicas para promover a inserção social das vítimas de queimaduras: “Queremos assegurar uma assistência integral especializada, que inclua não apenas o atendimento de urgência, mas também as cirurgias plásticas reparadoras, a reabilitação física e psicológica necessárias para devolver a autoestima a estes pacientes.”

De acordo com Dra. Cristina, a reabilitação física compreende o tratamento cirúrgico integral, inclusive o estético, o fornecimento gratuito de cirurgias reconstrutivas, com uso de tecnologias que envolvam substitutos cutâneos, malhas de compressão, lâminas de silicone, órtese, prótese ou outros materiais necessários à melhora do quadro clínico ou cirúrgico e a assistência especializada, prestada por equipe multidisciplinar. O projeto segue agora para votação em Plenário.

(Texto produzido pela Assessoria de Imprensa da vereadora Dra.Cristina)