CCJ aprova projetos de Thialu sobre interesse econômico e saúde
Projetos de autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), que prevê a implantação de equipes multidisciplinares nas maternidades do município de Goiânia e que dispõe sobre a isenção de impostos e taxas municipais aos profissionais e estabelecimentos da cidade de Goiânia, - que ficaram impedidos de exercer suas funções durante a pandemia -, passaram pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) e devem seguir para primeira votação em plenário na próxima semana.
O projeto de lei nº 00040/21, determina que as maternidades públicas e privadas de Goiânia disponibilizem uma equipe multidisciplinar, capacitada e habilitada para prestar atendimento à gestante, no pré-parto, durante e no pós-parto. Essa equipe deve ser composta por um médico, enfermeira e um fisioterapeuta. A novidade do projeto é justamente a incorporação de um fisioterapeuta na equipe para preparar a gestante para o parto, seja ele normal ou cesariana.
O objetivo do projeto é atender as mulheres que não tem esse tipo de assistência considerado essencial para que o processo do parto seja mais tranquilo e saudável. Além disso, os especialistas em fisioterapia garantem que as mulheres que têm acesso ao atendimento fisioterápico pré-parto atingem um melhor condicionamento físico para realizar o parto natural.
Já o projeto de lei 00055/21, prevê a isenção de impostos, possibilita que os empresários e profissionais liberais tenham um gasto a menos e assim facilite a recuperação dos negócios antes mesmo do fim da pandemia. Isso significa recursos para pagar dívidas, investir e até para fazer capital de giro, uma vez que a situação econômica do País está desfavorável para os brasileiros e para o setor produtivo. “Com menos gastos, os produtos e serviços podem ficar mais baratos para o consumidor”, ressalta o parlamentar.
De acordo com o vereador Thialu Guiotti, esses dois projetos são essenciais para melhorar a qualidade de vida do povo goianiense, principalmente das mulheres e do setor produtivo. (Da Assessoria de Comunicação do vereador).