Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova proposta que quer promover o acesso à saúde mental durante a pandemia

por Da Redação publicado 02/06/2021 09h55, última modificação 02/06/2021 15h52

Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovaram, nessa quarta-feira, 2, o projeto de Lei 32\2021 que estabelece diretrizes para atendimento a pessoa acometida de transtorno de estresse pós traumático associado ao isolamento pós pandemia da Covid-19. A matéria, de autoria do vereador Edgar Duarte (PMB), quer assegurar o acesso à assistência em saúde mental, além do acolhimento, acompanhamento e tratamento psicológico e psiquiátrico específico aos pacientes, alunos e a seus familiares.

Segundo a proposta, as unidades de saúde e escolas da rede pública de ensino deverão prestar tais orientações aos pacientes, alunos e familiares sobre o acometimento de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico e tendências suicidas, em decorrência do isolamento.

“Sabemos que o evento trágico da pandemia irá passar, contudo, os males emocionais não vão embora. Sentimentos e sintomas de sofrimentos psíquicos podem levar a transtornos de ansiedade. Por meio desse projeto, irei minimizar o impacto causado pela doença”, justificou.

A comissão, presidida pelo vereador Henrique Alves, também aprovou matéria de Edgar Duarte que autoriza o Poder Executivo a criar centros de reabilitação e pesquisa para pacientes vítimas da Covid-19. (Texto: Michelle Lemes).