Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova relatório de Dra. Cristina sobre projeto que normatiza acessibilidade de calçadas em Goiânia

CCJ aprova relatório de Dra. Cristina sobre projeto que normatiza acessibilidade de calçadas em Goiânia

por Guilherme Machado publicado 19/06/2019 13h50, última modificação 19/06/2019 16h15

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira, 19, relatório da vereadora Dra. Cristina (PSDB) sobre o projeto de autoria da Prefeitura que regulamenta a acessibilidade das calçadas da capital. Também foram aprovadas, por unanimidade, duas emendas apresentadas pela relatora: uma que autoriza a criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência e outra que retira a dispensa de piso tátil para calçadas com até 1,2 metros e próximas a árvores.

De acordo com Dra. Cristina, a aprovação foi uma vitória de toda a população de Goiânia. “Do jeito que são as calçadas atualmente, o município discrimina pedestres, impossibilitando que caminhem pela cidade. E o caso é mais grave para quem tem alguma dificuldade de locomoção”, afirma. O presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás, Aldenor Carneiro, concorda com a vereadora. Para ele, o projeto garantirá o direito de ir e vir com segurança e autonomia a todos. “Trabalhamos por isso desde 2004, tentando sensibilizar a população de que o projeto não é positivo apenas para deficientes físicos, mas também para idosos, mulheres que usam salto alto, pessoas com carrinhos de bebês”, explica.

O gerente de acessibilidade do município de Goiânia, Jonathan Clímaco, acompanhou a votação na CCJ e destacou que o projeto foi feito por 24 técnicos de 12 secretarias da Prefeitura, ouvindo as entidades sobre cada ponto da matéria, como piso tátil e faixa livre, e seguindo a legislação existente. “Para construção de imóveis novos, não se obtém alvará sem calçadas acessíveis. Os antigos precisam fazer as adaptações em até 90 dias ou serão multados”, explica. O projeto segue agora para primeira votação em plenário, o que deve ocorrer na próxima terça-feira, 25 de junho.

Texto e foto da assessoria de comunicação da vereadora Dra. Cristina