Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ faz reunião extra para aprovar pauta da sessão de autoconvocação do sábado

CCJ faz reunião extra para aprovar pauta da sessão de autoconvocação do sábado

por Quezia de Alcântara publicado 17/10/2019 12h15, última modificação 17/10/2019 12h31

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) reuniu-se extraordinariamente, nesta quinta-feira, 17, com o objetivo de aprovar duas matérias do Executivo que vão compor a pauta da autoconvocação feita pelo presidente da Casa, Romário Policarpo, para a sessão extraordinária a ser realizada no próximo sábado, dia 19, às 9 horas, no plenário.

Os dois projetos de lei referem-se a empréstimos efetuados junto à Caixa Econômica Federal que totalizam R$ 815 milhões, destinados a custear obras de melhoria da mobilidade urbana, aquisição de equipamentos além de projetos do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Um dos projetos (nº 364/2019) já havia sido aprovado pela Casa no primeiro semestre, e a Prefeitura, em vista disso, já tinha iniciado a operação de crédito no valor de R$ 780 milhões, porém o banco solicitou a inclusão de garantia da União, ou seja, que o Governo Federal fosse avalista.

O outro projeto (nº 331/2019) corrige autorização dada pelo Legislativo para empréstimo de R$ 35 milhões junto à CEF, em dezembro de 2018. “Embora o recurso financeiro seja originário do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o empréstimo será efetivado junto à Caixa, na qualidade de agente financeiro”, justifica o texto enviado.

Os vereadores aproveitaram a reunião para enviar alguns "recados" ao Executivo por meio do líder do prefeito na Casa, vereador Oséias Varão (PSB) e do secretário extraordinário de Governo, Reginaldo Melo, presentes ao encontro, no qual também participou o presidente da Casa, Romário Policarpo.

A maior reclamação dos vereadores, “mediante o sacrifício de terem que vir no sábado para votar os dois empréstimos, senão as obras em andamento poderiam parar” é que os parlamentares não estão sendo respeitados pelo secretariado municipal.

Muitos contaram que não estão recebendo respostas aos seus requerimentos. Outros, que não estão sendo recebidos pelos secretários e alguns, que não tiveram suas reivindicações atendidas, muitas das quais oriundas da população, dos eleitores aos quais representam.

Romário Policarpo destacou que os dois projetos são de grande relevância para a cidade e o Legislativo não poderia impedir que os recursos viessem para o Município, daí o motivo da autoconvocação de forma intempestiva. “Se não tiver esse dinheiro, a cidade para”, afirmou adicionando que “a Prefeitura ainda vai precisar muito dessa Casa” e a que os vereadores estão dispostos a colaborar, mas que pedem mais respeito às suas demandas.

Policarpo adiantou que a Comissão de Orçamento e Finanças também deverá analisar os projetos ainda no sábado após o plenário para que na segunda-feira, 21, o plenário possa se reunir novamente de forma extraordinária, para a última votação. “Quero chamar a todos os vereadores para irmos pessoalmente na segunda a tarde levar o autógrafo de lei para o prefeito sancionar”, adiantou.