CCJ vota pela instituição do Dia da Cannabis Terapêutica em Goiânia
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quarta-feira, 10, o projeto 173/2021, de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), que institui o Dia da Cannabis Terapêutica no calendário oficial da capital, a ser comemorado em 27 de novembro. Com a criação do dia, instituições públicas ou privadas poderão promover atividades de caráter educacional, com dotações orçamentárias próprias.
Segundo Lucas Kitão, a ideia é contribuir para a divulgação dos usos medicinais da planta cannabis. A data foi escolhida por se tratar do Dia Nacional de Combate ao Câncer. “Entre muitos outros usos cientificamente comprovados, o auxílio ao tratamento do câncer é um dos mais expressivos, com destaque para a eficiência no alívio de náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia, o que pode ser decisivo, já que os efeitos colaterais são as principais causas de descontinuidade do tratamento”, explica.
Kitão destaca que a cannabis também apresenta bons resultados no tratamento de esclerose múltipla, glaucoma, AIDS, epilepsia, dores crônicas e neuropáticas em geral. A constatação faz parte de estudo desenvolvido pela Faculdade Federal de Medicina de São Paulo (Unifesp). O uso medicinal da cannabis já é regulamentado em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Israel. O projeto segue para análise do plenário.