Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ vota pela proibição da exigência de cheque ou nota promissória durante atendimento hospitalar

CCJ vota pela proibição da exigência de cheque ou nota promissória durante atendimento hospitalar

por Heloiza Amaral publicado 30/06/2021 10h49, última modificação 30/06/2021 10h49
CCJ vota pela proibição da exigência de cheque ou nota promissória durante atendimento hospitalar

Foto: Alberto Maia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 30, o projeto 333/2019, de autoria do vereador Anderson Sales Bokão (DEM), que altera a Lei 8.242, de 7 de janeiro de 2004, proibindo a exigência de cheque ou nota promissória durante atendimento médico-hospitalar de pacientes ou pessoas responsáveis, em hospitais e clínicas de Goiânia. De acordo com o projeto, os estabelecimentos serão obrigados a publicar a determinação em local visível, em forma de cartaz ou equivalente, incluindo o número de telefone do Procon Municipal.

Segundo o vereador, a cobrança fere os princípios básicos da cidadania, causando situações de constrangimento, podendo inclusive colocar em risco a vida do paciente que precisa de atendimento. “O cidadão deve exigir o cumprimento de seus direitos. A publicação da Lei servirá de apoio ao goianiense no momento em que buscar auxílio médico. Lembrando que a proibição da cobrança de pagamento para garantir atendimento emergencial consta no artigo 135-A do Código Penal”, destacou.