Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI confirma que oficina que atuou sem contrato continua atendendo a secretaria da Saúde

por Heloiza Amaral publicado 27/02/2018 09h10, última modificação 27/02/2018 12h23

Comissão Especial de Inquérito que apura a situação da Saúde em Goiânia constatou que a Mecânica Inovar está prestando serviço ao Município, por intermédio da Neo Consultoria e Administração de Benefícios Eireli, que assinou contrato com a prefeitura em janeiro, para atuar como gestora na manutenção da frota. Na semana passada, a ex-gerente de Transporte da Saúde Maxilânia Clemente Costa denunciou à CEI que o serviço foi direcionado à oficina por ordem do diretor administrativo, o ex-vereador Luiz Teófilo, de junho de 2017 a janeiro de 2018.

Maxilânia informou que relatou o problema à secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, que, por sua vez, confirmou já saber da situação desde outubro do ano passado. “É muito grave isso. Como a secretária não tomou nenhuma medida e, pior, ainda permite que a mesma empresa seja prestadora de serviço. É o dinheiro de comprar remédios e pagar exames indo pelo ralo. Agora identificamos que a denúncia procede, a oficina realmente está recebendo veículos do Município. Vamos investigar se houve o direcionamento”, afirma o relator da CEI, vereador Elias Vaz (PSB).

A Neo foi contratada em janeiro para manutenção de toda a frota do Município, atuando como gestora, terceirizando o serviço, por meio de tomada de preços, com orçamento de três empresas. Um dos proprietários da Inovar contou aos vereadores que a Neo tem cobrado 17% de taxa de serviço, valor muito acima do previsto no contrato com a prefeitura, que é de 5%. Além disso, Elias Vaz já identificou que a empresa foi penalizada pela justiça federal de Pernambuco e ficou proibida de contratar com a União por seis meses. O prazo termina agora em fevereiro.

Ambulâncias paradas

Os vereadores encontraram sete ambulâncias na oficina e foram informados por um dos donos que cinco estão paradas no local desde agosto do ano passado. A informação, ainda não confirmada, é de que a prefeitura ainda não teria autorizado conserto.

Entre os veículos identificados pelos vereadores está a ambulância campeã de manutenção na época do contrato com a Útil Pneus. A Renault Master placa OGR 0892 custou, em supostos reparos, em um ano e meio, R$89.977,72 e foi encontrada nesta segunda-feira (26), sem motor, na oficina. Na sede do Samu, os vereadores foram informados que o orçamento para consertar a ambulância é de R$49 mil. “Vários veículos estão na mesma situação, exigem conserto de mais de R$40 mil, aliás, mais do que vale um veículo do mesmo ano no mercado”, conta Elias Vaz. Outro veículo que aguarda conserto há seis meses é a ambulância OGR1182, que registrou custo de manutenção de R$66 mil em um ano e meio. Também está parada a ambulância OGR0832, que teria passado por três trocas de bateria em seis meses. (Com informações do gabinete)