Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI da Comurg deve apresentar, em meados de agosto, relatório final acerca das investigações

por Patrícia Drummond publicado 26/06/2023 17h40, última modificação 27/06/2023 13h07
Na quarta-feira (28), presidente Ronilson Reis encerrará prazo para oitivas. Dois prestadores de serviços à companhia ainda devem ser ouvidos pela comissão

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga possíveis irregularidades na administração da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) deve concluir os trabalhos nos próximos dias. De acordo com o presidente da CEI, vereador Ronilson Reis (sem partido), na quarta-feira (28) será anunciado o fim das convocações para oitivas e a abertura do prazo para que o relator, vereador Thialu Guiotti (Avante), elabore e apresente o relatório final das investigações.

Na quarta-feira, apresentarei requerimento encerrando o prazo para convocação de depoentes, abrindo, então, o prazo para nosso relator produzir o documento. Na Câmara, os trabalhos irão até o dia 15; depois, a Casa entra em recesso, por 15 dias. Dessa forma, acredito que a apresentação do relatório deverá ocorrer em meados de agosto”, destacou Ronilson, na 28a reunião da CEI, realizada na tarde desta segunda-feira (26).

Segundo Thialu Guiotti, a elaboração do relatório já foi iniciada. Ele pretende, até a apresentação, recolher contribuições dos membros da comissão para o documento. “Cada vereador poderá colaborar, a partir daquilo que ouviu dos depoentes e da análise do material recebido”, afirmou. “Quero saber o que cada membro da CEI tem a sugerir, a informar, a sugestionar. Em tese, isso não seria necessário, mas é uma medida que decidi adotar, enquanto relator, e que julgo de fundamental importância”, argumentou.

Conforme revelou o parlamentar, já são mais de 4,5 mil páginas para análise, além das oitivas realizadas desde março. “Tenho seis advogados de minha equipe trabalhando neste relatório, que, com certeza, será denso”, acrescentou. Thialu estimou cerca de 30 dias para entrega do documento, após conclusão das oitivas.

Últimas oitivas

Na reunião desta segunda-feira, Ronilson Reis lembrou que a CEI ainda pretende ouvir a proprietária da Sobrado Materiais para Construção, Jakeline Dutra de Aguiar Assunção; e o responsável pela Gyn Comercial e Atacadista, Rairton Paulo de Assunção. O casal, segundo Ronilson, presta serviços à Comurg, cada qual por meio de sua empresa. Ambos já foram intimados pela comissão, mas não compareceram. Novas convocações, para esta quarta-feira, devem ser encaminhadas.

Nesta terça-feira (27), não haverá reunião da CEI. Os vereadores aprovaram requerimento para suspensão dos trabalhos, em função de convocação do secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves, para prestar esclarecimentos à Comissão de Finanças da Câmara.

Em outros três requerimentos aprovados, a comissão de inquérito solicita envio de planilhas referentes aos serviços de manutenção de peças e de instalação de pneus novos e recapados, nos últimos cinco anos, nos caminhões da Comurg.