Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI da Saúde divulga lista de hospitais com mais leitos de UTI ociosos

CEI da Saúde divulga lista de hospitais com mais leitos de UTI ociosos

por Heloiza Amaral publicado 16/03/2018 10h50, última modificação 16/03/2018 17h27

Os vereadores Elias Vaz (PSB) e Jorge Kajuru (PRP) apresentaram, nesta sexta-feira (16), na Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Saúde da capital, o relatório dos hospitais com maior índice de leitos de UTI ociosos entre agosto de 2016 e agosto de 2017. O levantamento foi baseado em documento encaminhado pela Prefeitura de Goiânia e aponta média de desocupação de 41,2%. Alguns hospitais, no entanto, superam esse índice, como o Santa Genoveva, que chegou a ter 67,7% de leitos de UTI vagos, antes do encerramento de suas atividades.

Outros hospitais com índice elevado de leitos vagos foram o Santa Bárbara (61,5%), Jacob Facuri (59,7%), HGG (44,1%), Hospital das Clínicas (43,7%), Hugol (42,5%), Crer (39,7%). No caso das UTIs pediátricas, a maior taxa de desocupação foi identificada no Hospital de Doenças Tropicais: 75,4%. A CEI vai apurar se o número é resultado do perfil da unidade, que precisa ter leitos disponíveis em momentos de epidemia. O Hospital Infantil de Campinas teve média de 67,7% de leitos de UTI vagos, o Hospital da Criança 48% e o Materno Infantil 34,5%.

De acordo com o relator da CEI, Elias Vaz, os números são mais um indício de que os hospitais estão selecionando pacientes de menor custo, para aumentar a margem de lucro. Os vereadores membros da comissão aprovaram requerimento pedindo reunião com o governador Marconi Perillo (PSDB), para mostrar as condições dos hospitais administrados pelas Organizações Sociais.

A CEI também decidiu convocar os diretores dos hospitais com maior número de leitos de UTI vagos, além de visitar duas vezes por semana a Central de Regulação de Vagas da secretaria municipal de Saúde. Depois da reunião, os vereadores partiram em diligência. Para a reunião de segunda-feira (19), está previsto o depoimento do ex-chefe do Samu Carlos Eduardo (Caíque). Ele exerceu o cargo na época da atuação da Máfia do Samu. O depoimento será às 8h30, na Sala das Comissões da Câmara. (Foto: Wictória Jhefany)