Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI da Semas ouve Mizair Lemes Júnior, atual titular da pasta

CEI da Semas ouve Mizair Lemes Júnior, atual titular da pasta

por Patrícia Drummond publicado 22/08/2019 17h55, última modificação 23/08/2019 10h00

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura irregularidades na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ouviu na tarde desta quinta-feira (22) o atual titular da pasta, Mizair Lemes Júnior. O secretário foi questionado pelo presidente da CEI, vereador Felisberto Tavares (PR), e também pelo relator, Anselmo Pereira (PSDB), sobre o trabalho realizado em diferentes áreas, a situação de precariedade verificada nas visitas feitas pela Comissão em locais mantidos pela Semas e, ainda, sobre planos e perspectivas para a resolução dos problemas encontrados. Tanto Felisberto quanto Anselmo cobraram que as soluções sejam imediatas.
"Temos um relatório técnico de auditoria, da Vigilância Sanitária, atestando a precariedade da Casa da Acolhida. Outro relatório, do Corpo de Bombeiros, que trata das tubulações hidráulicas, por exemplo, dentre outros itens, diz que o local é uma roleta-russa para as pessoas que estão ali dentro", destacou Felisberto Tavares. "Diante disso, o senhor, como gestor público, tem consciência de que vidas estão em risco, de que essas pessoas, abrigadas na Casa da Acolhida, estão expostas a perigo iminente e precisam ser retiradas daquele lugar imediatamente? O senhor acha, mesmo, que está prestando serviços de assistência social?", perguntou.
Mizair Lemes Júnior, titular da Semas, devolveu a pergunta: "E onde eu colocaria 120 pessoas?" Ele reconheceu que "há necessidade de fazer adequações" e argumentou tratar-se de um problema que "já vem de muitos anos, de outras administrações". Disse, contudo, que a Semas, em sua gestão, caminha para solucionar de vez o problema da Casa da Acolhida. "Não quero sehtar em cima dos problemas e dizer que eles não existem; só estou afirmando que não conseguimos fazer com mágica. Minimamente, acredito que as pessoas estão sendo atendidas sim, mas podemos melhorar. Temos consciência de que podemos melhorar muito o trabalho", completou o secretário.

Concurso e veículos

Ao vereador Anselmo Pereira, relator da CEI, o atual responsável pela Semas contou que abrirá concurso público, com previsão de 505 vagas, "para suprir demandas necessárias". Informou, ainda, ter adquirido dez veículos novos para vistorias in loco, a serem entregues no prazo de 30 dias, já adesivados, e de uso exclusivo do órgão. A ideia, de acordo com MIzair Lemes Júnior, é que os veículos sejam utilizados para auxiliar o trabalho de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família - que motivou a instalação da Comissão Especial de Inquérito na Câmara. "A fiscalização será por amostragem e, além disso, estamos investindo na qualificação dos servidores. Os concursados virão somar nesse processo", sublinhou.
Anselmo Pereira também colocou em pauta, durante a reunião da CEI nesta quinta-feira, a situação dos cemitérios públicos da Capital - incluindo a falta de segurança e fiscalização desses locais - e o assédio aos cidadãos pelos agentes funerários na Central de Óbitos -, bem como a situação dos mocós localizados em diferentes pontos da cidade. O vereador cobrou ações mais efetivas por parte da Semas em ambos os casos. Ele pediu, ainda, ao secretário, que encaminhe à Comissão o relatório completo do que já foi realizado em sua gestão à frente do órgão e do que há planejado a médio e longo prazos. "Sinto que o senhor vai fazer o que os outros não fizeram: já está comprando carros, já está fazendo concurso. Não será um secretário costumeiro!", arrematou Anselmo.